Turma Formadores Certform 66

Friday, March 23, 2007

Alda Lara - Angola - 1930 / 1962


Ainda a propósito do dia da poesia que se celebrou em Portugal no passado dia 21 do corrente, proponho-vos uma passagem sobre uma poetisa pouco conhecida entre nós, trata-se de Alda Lara, uma angolana que viveu entre 1930 e 1962. É uma proposta da lusofonia, um pequeno contributo para que se fortaleça a ponte entre Portugal e os paises africanos de expressão portuguesa. Para aqueles que não conhecem Alda Lara, deixo aqui o poema "Testamento" que marcou muito da poesia africana. Reza assim:


TESTAMENTO


À prostituta mais nova

Do bairro mais velho e escuro,

Deixo os meus brincos, lavrados

Em cristal, límpido e puro...


E àquela virgem esquecida

Rapariga sem ternura,

Sonhando algures uma lenda,

Deixo o meu vestido branco.

O meu vestido de noiva,

Todo tecido de renda...


Este meu rosário antigo

Ofereço-o àquele amigo

Que não acredita em Deus...


E os livros, rosários meus

Das contas de outro sofrer,

São para os homens humildes,

Que nunca souberam ler.


Quanto aos meus poemas loucos,

Esses, que são de dor

Sincera e desordenada...

Esses, que são de esperança,

Desesperada mas firme,

Deixo-os a ti, meu amor...


Para que, na paz da hora,

Em que a minha alma venha

Beijar de longe os teus olhos,


Vás por essa noite fora...

Com passos feitos de lua,

Oferecê-los às crianças

Que encontrares em cada rua...



0 Comments:

Post a Comment

<< Home