Viana da Motta - Um compositor português
José Viana da Motta nasceu em S. Tomé a 22 de Abril de 1868 e viria a falecer em Lisboa a 1 de Junho de 1948, completam-se assim, hoje, 140 anos sobre o seu nascimento. Foi um grande pianista e um compositor português, embora alguns lhe queiram atribuir a nacionalidade espanhola. Foi aluno de Franz Lizst, e exibiu os seus extraordinários talentos um pouco por todo o mundo. Chegou a ocupar o lugar de director do Conservatório de Genebra durante a I Guerra Mundial, vindo posteriormente, a ocupar o cargo de director do Conservatório de Lisboa. Dentre as suas obras mais conhecidas salienta-se a sinfonia "A Pátria". Compositor de grande talento, compôs obras que dignificaram as artes portuguesas. Se ainda não conhecem, estão a tempo de descobrir, verão que não se vão arrepender.
1 Comments:
O papel de Viana da Motta no panorama musical português foi enorme. Não foi unicamente ao seu talento de pianista e compositor que a Música Portuguesa deve a esta figura impar da cena cultural. Foi o introdutor do modernismo musical em Portugal e a ele se deve a reforma do ensino musical no Conservatório Nacional quando foi seu directo e que ainda perdura nos dias de hoje. Foi também professor de ínsignes músicos actuais tal como Sequeira da Costa que nos dias de hoje tornam bem viva a memória de Viana da Motta.
Pena é que as nossas orquestras e rádios pensem mais nos compositores estrangeiros e muito pouco nos nacionais pois existem muitos mais nomes que vale a pena ouvir tais como o matosinhense Óscar da Silva, o portuense Claudio Carneiro, o açoreano Francisco de Lacerda, o lisboeta Alfredo Keill e muitos mais.
Post a Comment
<< Home