Turma Formadores Certform 66

Wednesday, December 17, 2014

No aniversário de meu avô e padrinho

Venho homenageando este avô materno (bem como a minha avó e madrinha sua esposa) e, para quem não conhece, dá a sensação de que não homenageio os meus avós paternos. Não é verdade. Apenas não os vêem neste espaço porque ambos morreram muito cedo. O meu avô paterno morreu ainda o meu pai nem sequer conhecia a minha mãe, e a minha avó paterna morreu muito cedo era eu ainda criança. Nessa época essas datas não eram assinaladas como hoje e as fotos eram escassas, bem longe, da profusão que tiramos nos nossos dias fruto da era digital. Contudo, isto não ensombra os meus avós maternos, que me criaram e me educaram, para quem tenho uma enorme dívida de gratidão que nunca fui capaz de lhes retribuir. É com esse espírito que hoje aqui venho para homenagear o meu avô e padrinho José da Silva Matos que neste dia faria 111 anos, caso ainda por cá andasse. Já vai longe o tempo em que partiu embora a saudade permaneça como se tivesse acontecido ontem. À boleia desta homenagem, decidi colocar duas fotos que muito diziam ao meu avô. A primeira, prende-se com uma sentida homenagem que lhe foi feita pela administração do banco e seus pares, quando ele cumpriu 30 anos de trabalho para essa instituição, - o meu avô foi funcionário do Bank of London & South America, Limited, (o banco inglês como era popularmente conhecido e que se situava na Praça da Liberdade na esquina com a Rua Sampaio Bruno, onde hoje está o BBVA); a segunda, é a reprodução da salva em prata que lhe foi oferecida pela instituição para celebrar essa 
data. Ambas me foram legadas pelo meu avô, como algo que para ele assumia um valor incalculável. O meu avô era um homem simples que não gostava de estar sob os holofotes, e quando tinha que ir a cocktails que a sua atividade profissional impunha, era algo que fazia a contragosto. E este não foi exceção, até porque ele era o foco das atenções que ele não queria ser. Chegado aqui, gostaria de salientar que na foto, para além do meu avô cujo rosto está assinalado a amarelo, à sua direita está a mais alta administração do banco à época, o sub-gerente - de cujo nome não me recordo - e o gerente que julgo chamar-se Mr. Radcliff, (de quem era particular amigo) - embora disso não tenha a certeza - e a sua esposa no canto esquerdo da foto. (Nessa altura, com a organização interna dos bancos um pouco diferente da do nossos dias, Mr. Radcliff seria o CEO da instituição e o seu adjunto. Isto era a suprema homenagem que um funcionário poderia receber, e meu avô muito se orgulhava dela). Mas hoje o que mais interessa é lembrar o dia do seu aniversário. Esta deriva apenas serviu para evocar um grande momento na vida de meu avô e dar a conhecer uma imagem dele um pouco diferente, mais novo e num contexto alternativo àquele que tenho utilizado nos últimos tempos. Com esta singela homenagem quero aqui lembrar uma pessoa a quem devo tudo desde o berço, sobretudo, uma certa maneira de estar, uma certa educação que me marcaria pelo tempo fora. Uma figura tutelar, um chefe de clã, um timoneiro nos dias de tempestade, um amigo nos tempos difíceis, um avô que a consanguinidade aproximava. Foi o meu primeiro mestre escola. Com ele aprendi muito, e quando entrei na Escola Primária como então se dizia, (hoje é o Básico), já eu dominava a escrita, a leitura e as operações básicas. Por isso, consegui num único ano fazer a 1ª e a 2ª classes, - como então se chamavam -, mas isso é uma outra estória para um outro tempo. Agora é apenas a homenagem que quero aqui e agora fazer, o dia do seu aniversário que quero aqui registar. Parabéns, avô José!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home