Turma Formadores Certform 66

Thursday, April 16, 2015

Dia Mundial da Voz

Mais um dia de alguma coisa. Mas este não deixa de ter o seu encanto. Não por ser mais um dia disto ou daquilo mas porque a reboque da comemoração fui hoje embalado por uma música magnífica. Era ainda madrugada alta, o escuro do céu apenas quebrado pelos candeeiros públicos. A rádio, que habitualmente me faz companhia, fazia subir do éter um magnífico coro. Era o Coro da Catedral de Lisboa, mas bem que poderia ser um coro dum outro lugar qualquer. A música preenchia o vazio, magnífica, soberba, imponente. A pureza do maior instrumento da Humanidade, a sua voz. Fez-me recuar no tempo, quando ainda menino, nos meus pequenos dez anos, fiz parte dum coro. (Um dia vos hei-de contar essa passava tão significativa da minha vida). Nunca esquecerei essa experiência. Porque é preciso passar por ela para se sentir a magnificência desta música. Por lá andei dois anos. Se o gosto pela música já era muito, esta passagem por um coral, fez com que ela fosse ampliada e aprofundada. Depois segui outros caminhos, mas o "bichinho" ficou lá para sempre, porque eterno, porque etéreo. Hoje a minha madrugada foi diferente. Abriu com grande música e gratas recordações. Há momentos assim, onde o sublime, o transcendente, quiçá, o espiritual, nos esmagam e mostram a nossa verdadeira pequenez face a um Universo, tão estudado e tão pouco compreendido. Deixo-vos aqui um pedaço dessa música, - que podem escutar aqui https://www.youtube.com/watch?v=KvPA-0y5JJI&spfreload=10 - que pode ser sacra ou profana. Porque a música não deve ter rótulos ou barreiras. Apenas e só música. E isso basta!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home