Turma Formadores Certform 66

Monday, October 12, 2015

No 4º aniversário da Inês

Há quatro anos atrás que um raio brilhante de luz intensa cruzou os céus numa certa madrugada. Esse feixe de luz viria a cair sobre mim. Atravessou inclemente o meu ser e estilhaçou definitivamente o meu coração. Esse foi o momento da revelação, da minha verdadeira epifania. Tinha nascido a minha afilhada Inês. Essa luz intensa tinha entrado na minha vida já sombria, colorida dum Outono que já se vai desenhando a traço vincado, alegrando-a, iluminando-a, dando um colorido mais próximo da Primavera redentora. Quatro anos passaram e essa luz intensa continua a brilhar, cada vez mais firme e calorosa. A Inês é a portadora desse facho. É ela, em si mesma, essa luz. Depois da costumeira aventura do primeiro sorriso, da primeira papa, dos primeiros passos, dos primeiros dentes, agora é vê-la na aventura da vida. Ela que vai crescendo linda como nunca, não fosse ela a mais bela flor do meu jardim de Outono. Depois da aventura do infantário, agora é a aventura da pré-escola. Uma nova dimensão no convívio com outras crianças, com os seus mestres, na busca dum conhecimento da vida que a há-de levar a degraus mais elevados e firmes. Estou certo disso. Essa seria a minha alegria. A Inês não me há-de desiludir certamente. A alegria que ela transmite, a mesma com que me brinda todos os dias que a levo à escola, não me deixa indiferente. O frenesim com que entra pela minha casa adentro, todas as manhãs, a jovialidade com que brinca com o meu cão, - o seu amigo Nicolau -, que lhe vai aturando quase tudo. Desde que a Inês nasceu, vou tentando fazer alguns filmes que a eternizarão no futuro. Coisas simples e desajeitadas, que têm por missão num futuro que será o dela, mostrar-lhe como ela era, as brincadeiras que fazia, o amor que ligava os seus padrinhos a si, mas também, aquele amor primeiro à sua família. Neles quero deixar-lhe algumas mensagens, algumas pinceladas sobre aquilo que gostaria que fosse o seu caminhar na vida. Sei que a vida é dela e assim deverá ser. Cada um faz o seu caminho e este faz-se caminhando. Mas por vezes uma ajuda aqui e ali, um alinhar e sistematizar o pensamento, ao fim e ao cabo, um alento na maneira de ver o mundo que a rodeia de molde a que ela seja capaz de interpretar cada vez melhor os ruídos que dele vêm, duma forma mais sagaz e sábia. Como os seus padrinhos já vão vendo os seus anos a escoarem-se na reta da vida, é desse modo que lhe pretendo perpetuar aquilo que lhe gostaria de dizer mas que, porventura, já não terei tempo. Assim essa recordação também terá o seu quê de pedagógico, de instrutivo. Caberá à Inês e à sua família nuclear formatar o seu pensamento. Porque todos nós somos aquilo que nos ensinaram a ser quando tínhamos a sua idade, salvo algumas exceções. Todos fomos vendo nos mais próximos, nos nossos maiores, os exemplos que gostaríamos de seguir quando a idade adulta chegasse, e com a Inês não será diferente. Tentarei enquanto puder, ser o seu muro firme onde ela se poderá apoiar, mas há-de chegar a altura em que ela levantará voo e, a partir daí, será ela a conduzir a sua vida, o seu destino. Para já esse raio de luz brilhante que cruzou os céus vai para quatro anos, continua bem presente na minha vida e na da sua madrinha (a 'mamie'). Quero acreditar que ela nos há-de iluminar o que resta desta nossa caminhada da vida, será também aquela mesma luz, quente e aconchegante, com que contaremos no Inverno da nossa jornada. Até lá, ela é esta alegria que nos contagia, que nos faz pensar que, apesar de tudo, o mundo pode ser ainda belo e justo. "Não nascestes em vão! Ergue-te e prepara-te para a vida" é o tema do filme que este ano lhe dedico. O mesmo tema que retomo a quando do seu nascimento à quatro anos. É um grito de esperança, de amor redimido, mas também de luz, dessa luz intensa que sobre ela se derrama desde que a Inês irrompeu brilhante na nossa vida, neste nosso mundo vai para quatro anos. Feliz aniversário, Inês!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home