Turma Formadores Certform 66

Wednesday, March 21, 2018

A maratona da leitura

Ontem tive um fim de tarde diferente. Fui assistir à maratona da leitura em que a minha afilhada Inês participou. Para além das canções e encenações em que os jovens da escola de teatro participaram, - e em que a minha afilhada não deixou de dar a sua contribuição -, fiquei muito agradado por ver tantos jovens a ler textos e poesia num dos locais mais apropriados para isso, uma biblioteca escolar. Belos textos de Pessoa e dos seus heterónimos, de Sophia, e de tantos outros, para além de contos infantis, ditos por pais, professores, educadores, assistentes e voluntários, para além de alguns jovens que também não quiseram deixar passar ao lado o evento. (Apesar de alguns continuarem afundados nas suas tecnologias redutoras, enquanto o espetáculo decorria. Esses seguramente ficarão ao lado desta estória. Serão a exceção a confirmar a regra). Essa atitude deixou-me uma esperança vincada no futuro. Ainda há gente que lê e muito, e jovens que, para além de tudo o que os distrai no mundo em redor, ainda conservam um tempo para dar à leitura e à cultura. Penso que eventos destes deveriam ter uma replicação ao longo do ano, e não ser só um acontecimento anual. Porque é de pequeno que se vai criando o gosto pela leitura e pela cultura que tanta falta faz aos jovens para outras matérias. Muitas vezes, incompreensões de outras áreas do saber, como por exemplo a matemática, resulta duma incapacidade de interpretar, que não é mais do que um défice de leitura e do domínio daquilo que é a sua língua materna. Definitivamente esta é a minha praia (perdoem-me o plebeísmo) porque acho que é por aqui que o caminho se deve fazer. Que é mesmo urgente fazer. Saí satisfeito e de coração cheio. No início não sabia bem ao que ia, mas em breve percebi, que ia mesmo valer a pena ali estar. E estive com gosto e satisfação. Já estou ansioso pela próxima maratona que, infelizmente, só terá  lugar no próximo ano. Mas este é o trilho a seguir. Espero que seja também uma motivação para os mais jovens a começar pela minha afilhada Inês. Porque só assim, estes jovens se vão libertando das grilhetas da ignorância. Os meus parabéns à organização. Tudo correu pelo melhor com a informalidade que também é importante nestes eventos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home