Turma Formadores Certform 66

Saturday, June 02, 2018

Quem se lembra?

À pouco estava a ver o canal Mezzo e deparei-me com uma memória da minha juventude mais profunda que me trouxe gratas recordações. Tratava-se dos famosos "Concertos para Jovens" patrocinados pelo grande compositor e maestro Leonard Bernstein já desaparecido. Quem se lembra ainda destes soberbos programas? (Como exemplo, deixo-vos aqui um link https://www.youtube.com/watch?v=wW9n6XV7x8E&t=893s onde podem visualizar um desses concertos). Sempre ouvi música clássica desde muito jovem - nem sei bem donde me veio esse gosto - mas o certo é que me fascinou sempre. Leonard Bernstein tinha o condão de pegar numa peça e desmontá-la em pequenos pedaços explicando o seu conteúdo, recorrendo por vezes, a pedaços da música popular (nomeadamente a pop) tão em voga na época. (Vejam as reações dos jovens presentes na gravação que vos proponho e a atenção com que seguem as explicações). Estes espectáculos tinha lugar no mítico Carnegie Hall em Nova Iorque. Esta gravação que aqui vos trago está a cores, mas muitas delas eram a preto e branco como era a televisão nesse tempo. E lembro-me bem de estar frente à televisão a preto e branco e com um só canal, - a RTP -, à espera para ver estes concertos que eram difundidos nas tardes de sábado ou domingo. Embora eu gostasse já de música clássica como disse atrás, foi aqui que consolidei muitos dos conhecimentos que obtive numa idade em que a memória é uma autêntica esponja e tudo regista. Depois de o escutar, lá partia eu para tentar ouvir a peça proposta com um outro olhar sobre ela. Estes são programas que faltam no nosso universo cultural tão preenchido de 'lixo televisivo' sem conteúdo e que, por isso mesmo, nada têm a ensinar. (A título de curiosidade, digo-vos que tal experiência foi tentada entre nós com o maestro José Atalaya, mas teve curta duração). De facto, há minutos recuei à minha meninice e como foi bom voltar de novo a ver e ouvir esses programas. Um retorno às minhas memórias mais profundas sem dúvida, num tempo e espaço outros, mas com o mesmo prazer.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home