Turma Formadores Certform 66

Sunday, October 03, 2021

O mundo dos 'reality-shows'

Não sou admirador e/ou seguidor de 'reality-shows' porque sempre tive a sensação de incómodo de pessoas que fazem daquilo algo que se confunde com a realidade. (Alguns parece que são profissionais da matéria porque não percebo que, quer sejam estudantes ou profissionais duma qualquer profissão possam estar meses sem comparecerem nos locais onde exercem a atividade.) Sei que há países que fazem destes espetáculos uma análise de pessoas e do seu perfil psicológico quando confinadas por um período de tempo. Por cá não penso que existam estudos desses ou serei eu que não os conheço. Mas para além disto, sempre achei que estes programas eram mais para gente jovem com todas as contradições, certezas e incertezas próprias da idade, tal como nós quando a tínhamos. Mais recentemente, verifiquei que pessoas mais velhas participam nestes espetáculos. Sei que os prémios são aliciantes, mas mesmo assim, tenho dificuldade em entender. Tudo isto começou por um vídeo que me passou pelas mãos e que me foi enviado por um amigo. Ao que julgo saber este (triste) espetáculo era para proporcionar encontros e formar casais no futuro. Depois de ver este vídeo tive curiosidade em ver outros. E achei estranho que pessoas já com alguma idade tenham aderido a estes programas. Aqui parece que não existiam prémios, apenas o formar ou não um casal para futuro. Que leva pessoas - algumas já com idade para terem juízo - a participar nisto? Será que precisam dum programa destes para arranjar companhia? E que companhia vão arranjar? Não será que quando as câmaras forem desligadas tudo não tenha passado duma triste ilusão? Confesso que, embora perceba a adesão de jovens a este programas, - embora não me identifique com isso -, mais difícil se torna quando vejo pessoas até mais velhas do que eu a fazerem tal figura para um país inteiro. (Só espero que seja uma pequíssima parte deste país porque tenho a esperança de que a maioria tem gosto mais requintado). Seja como for, confesso a minha perplexidade. Será que estas pessoas mais velhas se sentem mais jovens quando participam nisto? Ou é apenas o desespero (emocional) que as faz ter tal atitude? Tudo muito estranho e confuso. Sei que poderei ter - ou corro o risco de ter - uma visão enviesada do mundo em que vivo, mas mesmo assim não deixo de pensar na bizarria que é participar nestes programas. E os que andam por cá até são muito 'soft' face a outros que se produzem no estrangeiro. Enfim, gostos, frustrações, ou um mix de ambos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home