Turma Formadores Certform 66

Sunday, December 24, 2023

Feliz Natal amigos!

Mais um Natal, mais uma caixa de recordações que vou abrindo. O meu Natal, como já disse por diversas vezes, é um Natal bem diferente do comum dos mortais. Não tem a ver com presentes, por vezes inúteis; não tem a ver com comezaina que abomino; nem com aquela salutar algazarra festiva que não me diz nada. O meu Natal é, desde há muito, um Natal mais sereno, mais frugal, mais despojado. É o Natal dos ausentes como costumo chamar. Depois de ter uma casa cheia em tempos pretéritos, tenho nestes dias uma casa vazia. Vazia de pessoas, mas cheia de memórias, plena de recordações. Este é o Natal mais próximo do meu pensamento, sem histerias, sem ruído, mas pleno de significado, aquele que enche o meu coração. Neste dia, e sobretudo amanhã, dia de Natal, tenho sempre um pensamento para o meu semelhante, aquele que não tem lar, não tem família, ou por esta é ignorado, por vezes abandonado, que não tem um teto para se aconchegar. Para este também é Natal, mas quantos de nós se lembram disso, ou lhe proporcionam um dia diferente. Mas também lembro os animais nossos companheiros da jornada da vida, que sofreram uma morte atroz para que a mesa esteja cheia para um efémero prazer que a gula estimula. Mas também da natureza, essa natureza essencial à nossa vida que é devastada, hoje talvez menos, mas ainda não o suficiente, por uns dias de enfeites que terminados, logo deixam de brilhar e são atirados ao lixo como coisas sem valor. Tudo isto se passa no Natal, mas quantos de nós estão atentos a isso? Quantos de nós, sentados a uma mesa, dedicam uns minutos a refletir sobre isto? Isto é o Natal da maioria das pessoas, mas não é o meu. Natais existem todos os anos, mas o semelhante que se ignora pode nem estar cá para o ano; o animal que perdeu a vida já não celebrará aquilo que de mais precioso e divino tinha, a própria vida; a natureza espoliada terá menos um pouco do pulmão que a todos nos beneficia. Por tudo isto, o meu Natal é diferente. É aquilo que o poeta chamou 'o Natal dos simples' e que bonito é. Feliz Natal a todos!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home