Turma Formadores Certform 66

Thursday, January 22, 2015

Em memória da minha avó Margarida - Um quarto de século de ausência

Vinte e cinco anos passaram desde aquela tarde trágica em que recebi a notícia da morte da minha avó materna, Margarida. Pessoa de muita garra e determinação, a minha avó sempre foi uma espécie de timoneiro firme no leme, sobretudo, quando o mar da vida era mais ameaçador. Mulher de profundas crenças e rija têmpera bem ao jeito das mulheres daquela época. Era a minha mentora, a pessoa a quem recorria em momentos de aflição. Sempre dela recebia a força e a coragem para continuar em frente. Sempre estava ao meu lado, mesmo quando me parecia que não. Lembro-me bem de quando ia levar-me à escola primária (o ensino básico como hoje se diz) aproveitando a caminhada de cerca de dois quilómetros que fazíamos a pé, para trautear a tabuada, os rios de Portugal, ou outras questões que ela aproveitava para me ir recordando no caminho. (Matérias que se estudavam à época). Fizesse chuva ou sol, calor ou frio de rachar, a minha avó lá estava para me acompanhar nessa fase difícil - porque a primeira - da minha vida. (Nessa época ainda não existiam infantários ou pré-escolas). Para a homenagear neste dia do seu falecimento, recorri a uma foto do início dos anos sessenta. Aqui está ela comigo - eu teria cerca de oito anos - em Santa Maria da Feira, numa viagem organizada pela escola que eu frequentava para visitar o museu da cortiça dessa cidade. Um quarto de século passou sobre o seu desaparecimento, mas estas fotos que vou encontrando no baú das memórias, fazem com que estes acontecimentos pareçam que tiveram lugar ontem. E que saudades me trazem dessa meninice despreocupada e feliz, que deveria ser a de todas as crianças. Sempre tutelada pela minha avó Margarida, minha sombra, minha força, minha coragem, no momento em que as nossas atitudes vão sendo moldadas pelos nossos maiores. Hoje faz vinte e cinco anos que entraste para a minha já longa galeria de ausentes. Embora a tua sombra tutelar esteja sempre presente. Que estejas em paz. avó Margarida!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home