Turma Formadores Certform 66

Monday, June 06, 2016

De regresso aos Santos Populares

Está a chegar o São João e o Santo António está aí à porta. É altura de inaugurar a cascata sanjoanina que habitualmente se faz cá em casa. Longe do brilho da minha meninice, - quando o meu avô e padrinho -, lá começava a construí-la. Nessa altura, era um prodígio de perfeição. Muito grande, - enorme para uma criança como eu era nessa época -, que me retinha a contempla-la. Hoje, para além da tradição, tentamos recriar esse espírito com a nossa afilhada. Os bonecos que aqui aparecem foram-me dados pelos meus avós e pais, - quando tinha precisamente a idade que ela tem hoje (4 anos) e que ainda resistem ao tempo, pelo menos, alguns deles -, confesso, que hoje vi o brilho nos seus olhos semelhante àquele que eu tinha nesses idos já longínquos de criança. Aqui ficará até que São Pedro lhe ponha termo. A Inês hoje inaugurou-a solenemente, e como foi bom vê-la a mirar e remirar tudo, a fazer pergunta, a maravilhar-se com os enfeites. Tudo a preceito, com amor e carinho, tendo sempre como objetivo a celebração da meninice da minha afilhada. Hoje foi o dia da inauguração, (e a viagem às minhas memórias), englobando todos os que fizeram tudo para que eu fosse uma criança feliz. Tal como hoje o fazemos para que a Inês se sinta muito alegre. E ela assim ficou. Foi para a escola a falar da cascata. Uma alegria que atravessa os tempos, sempre através dos olhos das crianças. 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home