Turma Formadores Certform 66

Monday, October 10, 2016

"O Espião do Vaticano" - Luther Blissett

"(...) Os anos passaram, levantar da cama não é como há uns tempos: algumas vezes o frio ataca as juntas, reumatismo que corta os movimentos de repente, todos os sinais de que a corda permaneceu esticada durante tempo demais. Músculos e achaques enroscam-se e vêm dizer que a quinta década da vida deve ser levada com parcimónia, se não quiser ficar preso numa cama antes que a razão me abandone. Fim miserável este, terrível. 

Então, ficar. Ficar aqui velho demais para aprender um ofício e cansado demais para retomar a luta. Talvez o buril, ou o torno, mas a espada não, essa fica para a ferrugem do canal para onde a atirei.

(...)

- O Apocalipse não é um objectivo a ser atingido, está no meio de nós. Nos últimos vinte anos ouvi tanto gritar pelo Apocalipse que, se hoje viesse mesmo, seria muito difícil conseguir distingui-lo do destino quotidiano reservado aos homens. O verdadeiro Reino de Deus começa aqui, - coloca o indicador no peito. - E aqui, - toca na testa. Ser puro não significa afastarmo-nos do mundo, condená-lo para obedecer cegamente à lei de Deus: se quiser mudar o mundo dos homens, tem de vivê-lo."

De novo, vos trago um extrato dum livro que considero muito interessante. Trata-se de 'O Espião do Vaticano' de Luther Blissett. Um excelente retrato do período conturbado da Reforma e da Contra Reforma que se lhe seguiu. Em breve, voltarei com uma análise mais detalhada do mesmo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home