Turma Formadores Certform 66

Saturday, June 03, 2017

Tempo de Santos Populares

Como é tradição na minha casa, no início do mês de Junho faz-se sempre a cascata São Joanina que dura até ao fim do mês com os festejos a São Pedro. Este ano a tradição cumpriu-se de novo. Não com aquela opulência da minha meninice, quando o meu avô e padrinho ia comigo buscar os ramos de carvalho para construir a grande cascata, com ruas e lagos a preceito, como só ele gostava e sabia fazer. Hoje mais modesta, mas não menos simbólica, ela aqui está de novo. Todos os bonecos que aqui vêm, com exceção de dois ou três, têm 60 ou mais anos. Quando aqui vos falei há dias das festas em honra de Nossa Senhora da Hora e que lá me compravam os 'santinhos', como então se dizia, pois era destes que estava a falar. Acompanham-me desde que praticamente nasci. Alguns já eram do tempo de minha mãe. Um coletar de memórias que fui guardando ao longo duma vida. A banda de música já não está completa. A procissão também não. Todos acusam o desgaste do tempo, mas mesmo assim, ainda aí estão para cumprir a sua missão. A tradição cumpriu-se mais um ano. E de novo as memórias duma infância muito feliz vieram ao de cima. Porque é nessa tenra idade que se forjam os princípios que transportamos numa vida. Estes também são alguns deles. Aqui vos deixo essas memórias que me são muito gratas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home