Turma Formadores Certform 66

Friday, October 06, 2017

"A Cabeça de Velho" de José Malhoa

Como é do vosso conhecimento, para além da minha atividade profissional, dedico-me a outros áreas que, talvez com impropriedade, chamo de 'hobbies'. Da literatura à música, da escultura à pintura, das viagens à fotografia, enfim, das ciências às letras e outras áreas fins, tudo vai perpassando pela minha vida. Sempre fui assim, nesta ânsia de aprender e de saber ultrapassando em muito as nossas áreas de aprendizagem e especialização. Posto isto, aqui vos quero trazer uma das peças mais impressionantes para mim da pintura portuguesa. Trata-se da obra 'A Cabeça de Velho', 1903, da autoria de José Malhoa. Do muito que a pintura tem para nos oferecer, sempre me centrei nesta obra. Não por um qualquer nacionalismo balofo, mas porque sempre me impressionou, embora não saiba a razão, nem tenha explicação sólida para tal. Esta obra de José Malhoa sempre mexeu com os meus sentidos duma forma profunda e definitiva. Algo que tem a ver com o mais íntimo sentimento que se pode sentir por algo ou alguém. Quero aqui partilhar convosco, uma imagem do quadro, para que aqueles que não o conheçam o apreciem em toda a sua dimensão. Por vezes, existem coisas assim. Momentos e sentimentos que são atingidos sem que percebamos bem porquê, mas que nos marcam duma forma indelével.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home