Turma Formadores Certform 66

Thursday, August 02, 2018

Carta aos 'conselheiros'

Bom dia, meus amigos e amigas.

Exmos. Senhores,

Os meus melhores cumprimentos.

Resolvi escrever-vos porque recentemente tenho sido objeto de muitos 'conselhos' sobre como cuidar do meu fiel e velho companheiro Nicolau. E assim, com os agradecimentos da praxe não quero deixar passar a oportunidade e quero acrescentar o seguinte:

1. Lido com cães praticamente desde que nasci. Isso da-me um capital de experiência à volta de 60 anos o que, convenhamos, é algum tempo;
2. O Nicolau está muito bem cuidado porque tem uns donos que sabem tratar dele e que não tiveram pejo algum - numa altura difícil para ele - de alterar as suas vidas diárias e pessoais para que ele tivesse o melhor acompanhamento possível, tal como fizemos aos muitos que iluminaram as nossas vidas antes dele;
3. A juntar a isto, o Nicolau é um cão que tem acompanhamento clínico (praticamente diário, dado o seu problema de saúde) por uma excelente equipa de profissionais liderados pela Doutora Susana Melo a quem aqui, e de novo, quero fazer o meu publico agradecimento. Sem esse acompanhamento talvez o Nicolau já não estivesse na nossa companhia;
4. Quer eu, quer a minha mulher, temos prática de cuidar de animais ao longo da vida e por isso, embora agradecendo os 'conselhos' recebidos, achamos que estamos um pouco à frente;
5. Toda a nossa vida tem sido dedicada a apoiar animais - os nossos e os errantes - embora disso não façamos bandeira porque não vimos pedir louros para o nosso empenho, não pedimos dinheiro a ninguém e ajudamos silenciosa mas eficazmente, aqueles que se cruzam nas nossas vidas. Apenas trouxe aqui um caso, à muito já resolvido, mas que me serviu de lição e me fez ver duma forma clara o que se passa nas redes sociais no que aos animais diz respeito.

Assim, expressando os meus agradecimentos a quem se tem dado ao incómodo de me 'aconselhar' sobre a forma como tratar os animais, não poderei deixar de acrescentar ainda:

1. Não deixa de ser curioso que alguns dos que mostram os seus incómodos pela forma como cuidamos do Nicolau, nem sequer tenham animais, nem - ao que julgo saber - acolheram algum, lhe saciaram a fome ou até um pouco de água se dignaram dar-lhes;
2. Sei que é bonito (e fica bem) vir para as redes sociais falar de animais com os seus 'doutos conhecimentos', mas melhor fariam que, para além das palavras vazias de conteúdo, ajudassem efetivamente tanto animal que precisa de amor, carinho, um lar em que seja amada, já para não falar de comida e água;
3. Sei que é bonito fazes 'likes' e 'shares' nas redes sociais, mas isso não resolve, nem sequer melhora, a condição de tanto animal que anda por aí a sofrer;
4. E não pensem que falo à toa porque conheço algumas pessoas que assim se comportam e não pensem que são tão poucas assim;
5. Sei que publicitar atos com animais fica bem, - com a foto a preceito -, sei que os pedidos de apoio rendem muito dinheiro - embora não tenha a certeza se todos são efetivamente para ajudar os animais -, mas reconheço que isso colhe e há sempre uns incautos que caem nesse esquema;
6. Alguém dizia que, 'quando deres uma esmola com a mão direita faz com que a esquerda não veja'. Aqui o que se dá com a mão direita tem que ser visto com a esquerda, com os pés e com o resto, para que sirva ao melhoramento da imagem de muitos que, doutra forma, talvez permanecesse oculta.

Por isso, meus amigos e amigas, quero aqui de novo reafirmar que, estando sempre 'grato' pelos 'conselhos' que me dão talvez fosse mais útil que quem o faz os aplicasse a salvar vidas que de outra maneira arrastar-se-ão pelo mundo a sofrer violentamente até que a morte os liberte. Sim, porque alguns sofrem de tal modo, que a morte será sempre uma libertação.

E não se preocupem com o Nicolau, ele está bem tratado, é muito amado e, para além das suas limitações da doença e da idade, não sabe o que é sofrer. Tal qual como aconteceu com os outros que o precederam. E reafirmo que, para além do que por ele fazemos, temos sempre um aconselhamento e apoio próximo pela equipa que o salvou e que tudo tem feito para que ele ainda continue a iluminar as nossas vidas.

Certamente que um dia será o seu derradeiro, como acontecerá a todos nós, mas isso será o fim natural que a todos espera. Até lá, ao Nicolau nada faltará e estaremos sempre ao seu lado, mesmo com o sacrifício das nossas vidas pessoais, para que os dias que lhe restam sejam de muito carinho e e amor. Queremos que quando ele partir, o faça com o sentimento de que há humanos que tentam comportar-se como tal, não estando preocupados com o que os outros pensam ou deixam de pensar porque, simplesmente, as suas consciências não lhe pesarão por não terem feito tudo o que seria humanamente possível por ele. Resgatei-o à rua com semanas de vida já lá vão quinze anos e meio e nunca me arrependi de o ter feito, como nunca me arrependi de nenhum dos outros a quem tentei dar uma vida melhor e mais digna.

Renovo os meus agradecimentos a todos os 'conselheiros' que me têm contactado pelas mais diversas formas, mas estejam descansados quanto ao Nicolau, canalizem as vossas energias a salvar aqueles que precisam, e são muitos, e verão que terão uma demanda hercúleo pela frente, mas as consciências bem mais leves. A estultícia nunca foi boa conselheira de ninguém, e na causa animal ainda menos.

Com os meus melhores cumprimentos subscrevo-me.

Atentamente,


José Ferreira

0 Comments:

Post a Comment

<< Home