Turma Formadores Certform 66

Thursday, July 26, 2018

26 de Julho - Dia dos Avós

Celebra-se hoje o Dia dos Avós. Como bem sabeis, tenho sempre aversão a celebrar o dia disto e daquilo, dos muitos que povoam o calendário. Mas, de vez em quando, talvez nos faça bem aproveitar a boleia destes dias para trazermos de novo aqueles que nos fizeram bem, que nos amaram, que, de certo modo, nos educaram, que enfim, nos ensinaram a ser pessoas de parte inteira. Por isso, aqui trago a memória dos meus avós maternos e simultaneamente meus padrinhos. Que foram como pais para mim, com quem eu fui educado (e que educação eles me deram!) e que sempre preencheram e preenchem o meu imaginário. Os meus avós foram de facto como pais - costuma dizer-se que os avós são pais duas vezes - desde a mais tenra idade até à minha idade adulta quando partiram já com longas vidas vívidas. Não preciso destes dias para os homenagear porque o faço todos os dias do ano. Mas é bom nestes dias em que as pessoas estão mais despertas para a questão trazer aqui aqueles que foram tão importantes na nossa vida e proclamá-lo ao mundo. Dos meus avós paternos a recordação é bem diferente. O meu avô não o cheguei a conhecer - e quis o destino que nem dele tenha uma foto para ver como era - e a minha avó morreu quando eu era ainda muito criança - apenas um ou outra foto me lembra dela numa memória muito fugaz e distante - e apenas guardo dela uma ténue recordação. Daí que os meus avós maternos assumem esse espaço sem dificuldade. Deles tenho saudade porque me ensinaram muito daquilo que veio a ser (e tem sido) a minha caminhada pela vida. A eles devo tudo o que sou, desde os apoios aos conselhos, desde as brincadeiras até às conversas mais sérias. Foram - atrevo-me a dizer que ainda são - verdadeiros mentores da minha vida. E sê-lo-ão seguramente até ao fim dos meus dias. Neste Dia dos Avós aqui os quero recordar porque o merecem e tudo o que puder dizer deles será necessariamente pouco face àquilo que eles fizeram por mim. Meu avô José, minha avó Margarida, lá onde estiverdes que estejais em paz!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home