Turma Formadores Certform 66

Tuesday, May 28, 2019

Sete dias passaram

Passaram sete dias sobre a morte do meu querido e velho amigo Nicolau. As saudades aumentam na razão inversa do tempo que se esbate. Sempre que olho para os locais onde ele gostava de estar, nomeadamente, aqueles onde ele se deitava enquanto eu trabalhava, estão agora vazios. Aqui e ali o seu odor ainda vai resistindo pela casa e potencia essa ânsia de o ter por perto e as memórias dos seus últimos momentos. Por vezes dou comigo a entrar pé ante pé neste ou naquele local onde ele habitualmente estava a dormir para não o acordar como se ele ainda aí estivesse. Às refeições vou colocando de lado um ou outro alimento que ele gostava como se ainda lho fosse oferecer. Tudo isto está demasiado fresco, demasiado presente para poder ser esquecido. E estou certo de que assim continuará por muito mais tempo. São memórias de muitos anos a conviver dia após dia com esse ser magnífico que foi o Nicolau. Ele está e estará sempre presente na minha memória porque sempre tive com ele uma ligação muito profunda. Dou por mim amiúde a pensar nele. Desde o seu resgate ainda bebé até ao seu fim volvida uma longa vida. Das noites mal dormidas durante estes quase dois últimos anos, eu deitado no chão junto dele e a minha mulher num sofá, para lhe acudir às inúmeras crises que tinha durante este seu percurso final. Este companheiro anda sempre comigo, mesmo em pensamento. Parece que aqui e ali o ouço a andar, a bater neste ou naquele móvel como fazia mais recentemente com a sua falta de equilíbrio notório. Uma vida cheia e plena que agora tem o seu contraponto neste vazio que preenche a minha casa e a minha vida. Sete dias é pouco tempo mas as saudades são avassaladoras parecendo querer esmagar-me. O meu velho amigo Nicolau não estará jamais aqui, mas essa evidência é-me difícil, penosa até de aceitar. Apenas a esperança de que esteja bem num outro lugar onde o amor aos animais seja a regra, um lugar de muita felicidade e luz, me anima a continuar. Me atenua este vazio que a perda me deixou e que parece que aumenta todos os dias. Nestes sete dias volvidos, este é mais um dia de fortes lembranças porque um amor como este que senti pelo Nicolau não se esbate no tempo. Lá onde estiveres que estejas em paz, Nicolau!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home