O simbolismo da bandeira francesa
Ainda em torno do 14 de Julho, o dia nacional de França, e depois de algumas questões que me chegaram, talvez seja altura para esclarecer as cores da bandeira francesa. Assim:
Azul... Burguês
O azul é associado ao manto da Virgem, ou ao de São Martinho, que o rasgou em dois para o partilhar com um pobre em Amiens. No século XIV o preboste dos comerciantes Étienne Marcel, em conflito com o poder real, fez do barrete azul e vermelho (cor associada) o símbolo da reunião dos burgueses de Paris.
Branco... Monarquia
Em 1188, partiam em cruzada, o rei Filipe Augusto arvorando o estandarte branco com a cruz de São Jorge. O branco, passou a ser associado à santidade, e também à monarquia... e à guerra. No século XV o de Joana D'Arc é branco plantado de lírios. Henrique IV, cujo manto era branco tratou de mandar fazer um com as cores da monarquia quando subiu ao trono em 1589.
Vermelho... Revolucionário
Em 1124, o imperador alemão Henrique V ameaça Paris. O rei capeto Luís VI o Gordo alerta os seus vassalos e vai pedir ao abade de São Dinis a bandeira vermelha do santo mártir. Esse estandarte seria agitado em caso de grande perigo. A tradição será retomada nos séculos XIX e XX como símbolo das lutas revolucionárias.
E assim se foi compondo a bandeira tricolor francesa que conhecemos nos nossos dias e que foi confirmada pela revolução de 1789.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home