Turma Formadores Certform 66

Friday, November 01, 2019

Dia de Todos os Santos (FESTUM OMNIUM SANCTORUM)

É comum entre nós  - e não só - comemorar-se neste dia o dia de fiéis defuntos. Muitas vezes fruto de algum desconhecimento, mas sobretudo, porque é neste dia que se faz feriado. (Este ano calha encostado a um fim de semana o que facilita as coisas). Antigamente era apenas mais um dia e logo feriado. À medida que foram desaparecendo os meus ente queridos e a minha galeria de ausentes foi aumentando, comecei a olhar para este dia com outros olhos. É hoje - e amanhã também - que as saudades batem mais forte. Que o vazio deixado reclama a sua existência, aquele vazio que nunca foi, nem será, preenchido. E a ausência dos meus maiores também me trazem à memória outras recordações, aquelas de menino e moço, quando pensava que sempre seria assim e que a morte apenas atingia os outros. Durante muitos anos assim foi - e para uma criança isso significa a eternidade - mas quando tal me atingiu foi duma forma brutal. Em poucos anos perdi todos eles. É aquela sensação de ainda não ter recuperado de um e já outro acontecer. E assim foi até que a família nuclear toda se foi. Hoje é a recordação, a memória, a saudade misturada com a dor - porque esta nunca passará - que me leva a visitá-los naquele lugar de silêncio onde me reencontro comigo próprio. Nos dias que correm já não se consegue com plenitude desfrutar desse silêncio porque os cemitérios se confundem com uma qualquer feira (de vaidades) onde o sentimento não tem lugar. Coisas dum tempo novo, que não significa um tempo melhor. Mas mesmo assim, e apesar de tudo, tento ir lá sozinho com as recordações e memórias dum tempo outro, tentar ver através do tempo aquilo que o tempo me levou (e foi muito). E assim se passará mais este dia que passou a ser especial à uns anos a esta parte. Coisas de dor e sentimento que são tão íntimas e pessoais. É o eterno diálogo entre nós e o transcendente que não sabemos definir nem interpretar. Quando o soubermos (se viermos a sabê-lo algum dia) já teremos passado para o outro lado do espelho e levaremos connosco essa revelação.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home