Turma Formadores Certform 66

Tuesday, October 12, 2021

No 10º aniversário da Inês

Dez anos! Parece que ainda foi ontem que peguei pela primeira vez ao colo a minha afilhada, horas depois de ter nascido. E já dez anos passaram. A Inês foi crescendo em tamanho, mas também em beleza. Do bebé frágil passou para uma bela criança. O seu percurso escolar foi também sendo feito. Desde o infantário para a pré-escola, depois do ensino básico para o ciclo preparatório. Assim passa o tempo, assim se vai moldando a pedra tosca que somos quando nascemos, num possível santo que coloquemos no altar, para usar a feliz expressão do padre António Vieira. E assim continuará. A Inês irá crescendo em tamanho mas também em beleza, e em breve será uma bela jovem que fará palpitar corações. O seu percurso académico evoluirá também e espero que daqui a um par de anos a veja numa Universidade (digna desse nome), a seguir as pegadas do seu padrinho. Confesso que isso me daria a maior das alegrias. Porque ela irá viver num mundo cada vez mais competitivo onde a escolaridade será determinante, e o saber fará a diferença. Por isso, a tento incentivar para que ela vá em frente. Sei que na sua ainda curta idade, a brincadeira é mais importante e os estudos um aborrecimento. Mas espero que muito em breve, ela vá percebendo que nem tudo é brincadeira e que o conhecimento - e não só colecionar exames - será importante para a sua vida futura. Sei que o meu tempo de vida já será curto para tudo isto, mas confesso que gostava de ter tempo para ainda a ver com um elevado perfil. Ser aquela mulher que quando expressar uma opinião todos se calassem porque sabiam que a Inês tinha algo de importante a comunicar aos restantes. Assim deve ser um líder. Uma referência, um farol, uma motivação, uma inspiração para quem o segue. Sei que a minha querida afilhada poderá ser assim, caso o queira e se esforce para isso. Essa seria a maior alegria que ela me poderia dar. Rejeitar a mediocridade e a ignorância, abraçar a cultura e o saber. Tenho esperança que assim será. Espero que a minha afilhada Inês me faça sonhar. Esse seria a melhor maneira de retribuir o amor que lhe tenho. Talvez ela perceba que assim tem de ser, para bem dela e para gáudio do seu padrinho. Feliz aniversário, Inês!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home