Turma Formadores Certform 66

Thursday, December 21, 2006

Lamego terra de História - 4


Cá volto eu a Lamego, terra que me fascina. Porque será? Como devem ter reparado temos um comentador(a) à altura. É um poço de cultura da sua terra. Assim é que é bonito... Peço a todos que estão a seguir este blog, o favor de verificarem os comentários que são feitos, porque são deveras interessantes para todos aqueles que querem conhecer a nossa terra, este belo Portugal, que por vezes nos passa ao lado. Fala-me até do "sagrado feminino", algo que me é caro, e que provavelmente, será objecto de atenção mais à frente. Por agora concentre-mo-nos em Lamego, viajemos no tempo e no espaço, e que este colaborador(a) continue a enriquecer-nos com os seus conhecimentos. Renovo aqui o apelo feito, para que colabore connosco na feitura deste blog, julgo que todos tínhamos a ganhar. E com um "nickname" de Miau Miau, já estou a pensar em fazer "romrom".

2 Comments:

At 4:45 PM, Blogger Formadores Certform 66 said...

A Sé Catedral de Lamego, é um edifício do século XIII, românico, marcado pelas alterações efectuadas nos séculos XVI e XVIII

Uma sucessão de estilos de várias épocas percorre a fachada e o interior da Sé Catedral de Lamego e, no entanto, o conjunto não deixa de impor uma sensação de beleza e de monumentalidade.

O elemento mais antigo que se pode ver reside nas janelas da torre, com capitéis lavrados, que constituem belos exemplares do estilo românico do séc. XII. No século de Quinhentos o Bispo D. Manoel de Noronha mandou acrescentar a parte de cima, deixando como selo o seu escudo de armas. No mesmo século construiu-se a notável frontaria, organizada num triplo pórtico, onde se conjugam elementos do Renascimento e do gótico flamejante, formando um conjunto de grande beleza. Da mesma época, o claustro ornamentado de pequenos e elegantes arcos constitui exemplo de arquitectura de transição do Gótico para o Renascimento. Na capela de São Nicolau encontra-se o túmulo do bispo fundador.

No interior do templo impera o estilo barroco do séc. XVIII. Em 1738, Nicolau Nasoni recebeu a encomenda de pintar os berços das abóbadas que rematam a estrutura. Nos frescos muito coloridos e bem conservados aprendiam os crentes que não sabiam ler nem escrever a conhecer os episódios do Antigo Testamento (a criação do homem, o pecado original, a infância de Moisés, o sacrifico de Abraão e outras passagens). Na capela-mor, um retábulo setecentista de mármore e dourados e dois belos órgãos datados de 1753.

Tem uns bons esconderijos nos seus claustros, para se poder explorar a “qualidade da água”.

Com muitas saudades

Miau Miau

 
At 9:31 AM, Blogger Formadores Certform 66 said...

A todos os que participam e lêem este blog, especialmente a um grande traste, incluindo os teus meninos, que são muito fotogénicos, desejo um Feliz Natal e um Bom Ano Novo, cheio de coisas boas e de loucuras, porque sem muita loucura não se consegue levar uma vida interessante.

Com muitas saudades

Miau Miau

 

Post a Comment

<< Home