Turma Formadores Certform 66

Friday, February 01, 2008

Regicídio - Foi à 100 anos


Hoje comemora-se o dia do regicídio, que ocorreu em Lisboa nos idos de 1908, e que foi a premonição do movimento que vinha crescendo em Portugal, e que levaria à instauração da República.
D. Carlos e o seu filho primogénito foram assassinados há precisamente cem anos quando regressavam de uma estada em Vila Viçosa.
Os atentados foram executados por Manuel Buiça e Alfredo Costa, a quem são atribuídas ligações ao movimento secreto Carbonária.
A morte do rei, o primeiro do século XX e o penúltimo da monarquia portuguesa, foi visto como o derradeiro acontecimento para o derrube do regime monárquico, e a instauração da República, que acabou por acontecer dois anos depois, a 05 de Outubro de 1910.
Tal facto, levou a que Portugal fosse visto como uma das nações mais avançadas, politicamente, na Europa, visto as monarquias reinantes, estarem por todo o lado, com tudo aquilo que representava de esperanças para os repúblicanos que começavam a proliferar na Europa, e de repulsa, face às forças monárquicas que, para além, de verem a sua soberania posta em causa, tinham uma estima grande pelo rei D. Carlos, que era um homem civilizado e culto, muito acima dos padrões da sua época.
Esta facto político era o prenúncio duma nova era que se aproximava a passos largos, embora nem todos tenham tido disso a precepção, como sempre acontece em ocasiões como esta, em que a História se prepara para virar mais uma página.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home