Siza Vieira e o Portugal maior
Portugal tem destes contrastes. Como na nota anterior indicava, vemos um país pequeno e medíocre, de gentes com mentalidade inquisitorial, mesquinha e saloia, onde o provincianismo já nem tem lugar. É o Portugal dos zeladores da moral e bons costumes, serôdio e bafiento, como bem ilustra o caso da apreensão de livros na feira do livro de Braga. Este é o Portugal menor daqueles que não fazem História, porque não têm história, nem cultura. Depois temos o Portugal maior, o Portugal positivo ilustrado pelos seus maiores vultos, homens de ciência e cultura, como é o caso de Álvaro Siza Vieira. São os vultos do nosso contentamento, os vultos maiores que engrandecem Portugal no mundo e elevam a auto-estima do seu povo. Siza Vieira recebeu ontem um galardão das mãos da Rainha Isabel II de Inglaterra. A medalha de ouro real que a própria Rainha fez questão de entregar pessoalmente. É bom lembrar que desde que Isabel II subiu ao trono, apenas por quatro vezes, fez a entrega pessoalmente, e ontem, como todos vimos nas televisões, foi uma dessas ocasiões.
Álvaro Siza Vieira, actualmente com 75 anos, é natural de Matosinhos e tem obra espalhada em vários países, com incidência para o Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, Argentina, Finlândia, Itália e Espanha, além de Portugal. Para além desta medalha, Siza Vieira foi galardoado com outros prémios, com destaque para o Prémio Pritzker (1992), considerado o Nobel da Arquitectura, três prémios Secil (1996, 2000 e 2006) e Prémio Wolf, categoria de Artes (2001).
Estes sim, são os Portugueses de que nos orgulhamos, não aqueles que inquisitorialmente pretendem arrestar livros para os quais nem sequer conhecimentos possuem para se poderem aperceber do ridículo em que estão a cair.
Estes Portugueses, como Siza Vieira, são aqueles em que nos revemos, porque são esses "que se vão da lei da morte libertando" para usar as palavras do grande Camões, também, ele vítima dos esbirros da época. Mas, ironia das ironias, todos conhecem Camões, mesmo aqueles que nunca o leram, mas quem conhece o nome dos esbirros da época por mais importantes que fossem...
0 Comments:
Post a Comment
<< Home