Testamento Político - Richelieu
Richelieu acalentou durante anos este projecto, e não se pode dizer que o encarasse como simples acrescento, ocioso e pleonástico, à sua glória como político. Pelo contrário, o Testamento é por ele visto como um derradeiro instrumento para fazer política, o que quer dizer uma forma de continuar a ordenar os acontecimentos e a reduzir a incerteza prometida pelo futuro àquilo que já havia realizado. O Testamento pretende ser esse lugar de onde o cardeal, na impossibilidade de se perpetuar a si mesmo, quer perpetuar a sua sombra, isto é, o alcance efectivo do seu poder. Armand Jean Du Plessis, Cardeal de Richelieu, duque político francês de Luís XIII de 1628 a 1642; foi arquitecto do absolutismo na França e da liderança francesa na Europa. Teria nascido na Rue de Jouy (hoje em Paris IV) em 9 de Setembro de 1585 e foi baptizado na igreja de St-Eustache em 5 de Maio. O seu irmão mais velho era Henri du Plessis, marechal de campo, governador da cidade de Angers, morto em duelo em 1619 pelo seu adversário o Marquês de Thémines.
Consagrado Bispo de Luçon em 1607, foi orador do clero nos Estados Gerais de 1614, passando a fazer parte do conselho da regente Maria de Médicis por volta de 1616. Tornou-se cardeal em 1622.
Figura polémica da política francesa do século XVII, Richeleu deixou um pensado testamento político. Documento inédito, traduzido por Carlos Leone, com notas e introdução de Diogo Pires Aurélio, esta edição permite uma releitura da influência e estratégia política do duque cardeal.Consagrado Bispo de Luçon em 1607, foi orador do clero nos Estados Gerais de 1614, passando a fazer parte do conselho da regente Maria de Médicis por volta de 1616. Tornou-se cardeal em 1622.
É desta controversa figura da História que vos proponho a leitura do livro que ele intitulou de "Testamento Político". Uma obra muito interessante para se perceber a estratégia política que levou a França à liderança mundial, mas para também percebermos algumas das coisas que, ainda hoje, são influenciadas por este livro e que acabam por afectar a nossas vidas todos os dias. A edição é do Círculo de Leitores inserido na sua colecção "Temas & Debates".
0 Comments:
Post a Comment
<< Home