Turma Formadores Certform 66

Thursday, August 02, 2012

Querer ir para sul com a carruagem a andar para norte - Conto oriental


Este provérbio é usado pelos chineses para criticar ou satirizar os que agem de forma contrária à razão, e os que, em vez de atingirem os seus objetivos, se afastam cada vez mais deles. Este provérbio é uma tradição que remonta ao período dos Reinos Combatentes, que teve lugar há dois mil anos. O soberano do reino Wei pretendia desencadear uma guerra contra o reino Zhao. O ministro Ji Liang, que se encontrava num terceiro reino em missão diplomática, inteirou-se da situação e não perdeu tempo em voltar ao seu país, a fim de pedir ao rei uma audiência para tentar impedi-lo de executar o seu plano de guerra. Uma vez em presença do rei, dirigiu-se-lhe da seguinte forma: - Meu respeitável senhor! Quando regressava ao nosso reino, encontrei um homem numa carruagem que corria em direcção ao norte, mas ele disse-me que se dirigia para o reino Chu. Perguntei-lhe então: “Mas se o reino Chu fica no Sul, porque é que está a dirigir-se para Norte?” O homem, sem ligar à minha pergunta, respondeu com toda a calma: “O senhor não vê como os meus cavalos são velozes?” - “Por mais velozes que sejam os seus cavalos, nunca chegará ao seu destino”, retorqui eu então.- “Olhe, meu bom amigo, eu trago muito dinheiro para a viagem”, respondeu-me o homem, ao que eu lhe retorqui que, por mais dinheiro que tivesse, nunca conseguiria chegar ao reino Chu. O homem deu uma gargalhada, dizendo-me: “Não se preocupe, meu bom amigo, pois o meu cocheiro é o melhor do mundo”. Terminada a história, disse o ministro ao rei: - Não é mesmo estúpido? Por mais velozmente que os seus cavalos corram, por mais dinheiro que leve, e por melhor que seja o seu cocheiro, nunca chegará ao seu destino, pois segue na direcção errada. As boas condições de que goza só lhe servirão para se afastar cada vez mais do seu objectivo. O ministro fez uma pausa, e continuou: - Agora o mesmo está a acontecer com Vossa Alteza. Com o vosso vasto território e com as vossas tropas bem treinadas, pretendeis invadir um outro reino em busca da hegemonia. Porém, a meu ver, Vossa Alteza está a comportar-se da mesma forma que aquele homem que, com a carruagem a andar para Norte, pretende ir para Sul. Para obter o controle de todos os reinos, deve obter em primeiro lugar a confiança de todos. Ao recorrer à guerra, se afastará do seu objectivo. Aceitando a crítica do seu ministro, o rei Wei suspendeu o seu plano de guerra. Desta antiquíssima história ficou o provérbio chinês: Querer ir para Sul com a carruagem a andar para o Norte.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home