Turma Formadores Certform 66

Thursday, November 06, 2014

No 95º aniversário de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. Nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e viria a falecer em Lisboa a 2 de Julho de 2004. Hoje celebraria 95 anos de idade. Celebraria não, celebra porque Sophia nunca deixou de estar entre nós. Os poetas não morrem apenas se tornam invisíveis. Trago-vos aqui um poema inserido no livro "Geografia" com o título "Esta Gente". Porque acho que a melhor maneira de homenagear um poeta é ler a sua poesia. Por isso, aqui fica o contributo.


Esta Gente

Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco

Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome

E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada

Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Geografia"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home