INE: Mais empresas, menos negócio, menos emprego
Mais um artigo do "Economia e Finanças" que julgo com interesse. Um bom tema para refletir sobre a situação atual de Portugal:
"O INE divulgou hoje as estatísticas definitivas sobre as “Empresas em Portugal” em 2013 e escolheu para título do seu destaque à comunicação social “Mais empresas, menos negócios e menos emprego”.
Segundo o INE “Existiam, em 2013, 1 119 447 empresas em Portugal, mais 3,0% que no ano anterior. Ainda assim diminuiu o volume de negócios e o pessoal ao serviço (-1,9% e -0,9%, respetivamente). A redução do volume de negócios e do emprego foi mais significativo nas empresas financeiras (-10,7% e -3,0%, respetivamente) que nas não financeiras (-0,7% e -0,8%). Observou-se ainda um ténue aumento da proporção de empresas de elevado crescimento e do seu peso no VAB total (0,2 p.p. em ambos os casos). O peso das sociedades com perfil exportador continuou a aumentar. “
O INE sublinha que a obrigação imposta em 2013 de se registarem nas finanças todos os agricultores com atividade comercial terá contribuído para um aumento de quase 50 mil empresas em 2013 face a 2012.
Pode encontrar mais detalhes sobre a demografia das empresas na publicação especializada hoje divulgada pelo INE “Empresas em Portugal – 2013“.!"
0 Comments:
Post a Comment
<< Home