Turma Formadores Certform 66

Friday, April 08, 2016

15º aniversário do falecimento de minha Mãe

Já quinze anos passaram e parece que foi agora. Hoje celebro o 15º aniversário do falecimento de minha Mãe. Mais uma efeméride no meu já longo calendário de memórias. Confesso que esta é a que mais me custou, a que mais me custa ainda hoje, volvidos 15 anos. Porque não estava à espera de tal e, muito menos, do modo como aconteceu. Já vos falei muitas vezes sobre esta questão, e não quero voltar a fazê-lo de novo. Já há muito perdoei aos protagonistas de toda esta estória, sinceramente, como tantas vezes a minha Mãe me pediu que fizesse, já no hospital a dias de morrer, sem que eu - e talvez ela - pensássemos que tal ia suceder. Hoje apenas quero trazer aqui a memória, (a celebração da ausência física da pessoa, que não do seu espírito), serenamente, singelamente, como deve ser, como quero que seja. Já quinze anos passaram e parece que foi agora. Vou visitá-la daqui a pouco ao jazigo onde se encontra aquilo que resta dela. Duma pessoa humilde e simples, que não pode fazer face ao turbilhão que, em determinada altura, se gerou em seu torno, - sem que se percebesse bem porquê -, numa espécie de tempestade perfeita que sobre ela se iria abater. Simplesmente vou lá visitá-la, como faço amiúde. Com aquela singeleza e serenidade de que tanto ela gostava. Apenas mostrar que as memórias não se apagam assim tão facilmente. E as pessoas só morrem verdadeiramente quando essa memória se apaga. Por enquanto, ela não se apagou, nem se apagará durante a minha vida. Essa é uma das formas de eternizar a vida. Aquela que conhecemos, mesquinha e fugidia do nosso quotidiano, face a uma outra transcendental que temos dificuldade, por vezes, em entender. Já quinze anos passaram e parece que foi agora. Naquela manhã solarenga de Domingo de Ramos. Já eu estava no parque de estacionamento do hospital para a ir visitar. Ela partia. Não queria que a visse no fim. Quis preservar aquela imagem de Mãe que sempre conheci. Durante a vida e para além dela. Lá onde estiveres, descansa em paz, minha Mãe!...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home