Turma Formadores Certform 66

Sunday, May 01, 2016

Dia da Mãe

Confesso que ainda não me habituei à celebração neste mês do Dia da Mãe e já há tanto tempo ele é celebrado nesta altura. Sou dum outro tempo, - um tempo velho -, em que este dia se celebrava a 8 de Dezembro. E para mim tinha um significado especial. Porque era um prenúncio do Natal que logo vinha, numa época em que só no Natal se recebiam prendas, daí a sua magia. Hoje, - num tempo novo -, a sua celebração passou para Maio. Não que isso me incomode, porque não sou defensor dum dia disto e daquilo. E logo o Dia da Mãe que deveria ser celebrado diariamente e não uma vez por ano. Porque é a Mãe que é o veículo que nos faz chegar à vida, aquela vida como nós a entendemos, e só por isso, não precisaria de um dia específico de celebração. Hoje é o Dia da Mãe. Da Mãe que já não tenho, que há muito entrou na minha já grande galeria de ausentes. Por isso, este não é um dia específico porque a minha Mãe recordo-a todos os dias. Todos são Dias da Mãe para mim. Este é apenas mais um, onde ouço falar mais das Mães. Até muitos que quando a tiveram no seu convívio não a souberam estimar. Mas agora são, porventura, os maiores defensores do dia. Talvez por tradição, dirão alguns. Por hipocrisia, digo eu. Porque que vale celebrar a Mãe, ou seja quem for, neste dia, se não a respeitamos, se não a reconhecemos, quando ela existia sob esta forma física que nos igualiza. Hoje é o Dia da Mãe. (E por uma coincidência com o primeiro de Maio, até poderia dizer, Dia da Mãe trabalhadora. Apenas por um jucoso jogo de palavras e ideias. Porque Mãe não precisa de mais nenhum qualificativo). Mas poderia ser um dia de outra coisa qualquer. Porque Dias da Mãe deveriam ser todos. Se existe ser que devia ser venerado todos os dias, seria seguramente a Mãe. Por isso, o haver um Dia da Mãe poderá até parecer redutor. Mas enfim, talvez ainda assim seja bom que exista este dia para que muitos a celebrem, e assim, apaziguem as suas consciências. A todas as Mães desejo um feliz dia. Feliz Dia da Mãe.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home