Turma Formadores Certform 66

Wednesday, October 19, 2016

Memória dum passado recente

Quando esta madrugada vasculhava os meus papeis em busca duns documentos que preciso para um trabalho que estou a fazer, acabei por me reencontrar com um livro que me trouxe muitas memórias. Recordações dum outro tempo que me fizeram recuar alguns anos. Trata-se de um livro. Não um livro qualquer, mas um livro que está associado a uma parte da minha vida. O livro chama-se "Cinquenta Anos Sacerdotais" e pretende homenagear o antigo pároco de Águas Santas, o Padre Ramiro Ferreira Pinto. Conheci o Abade Ramiro (como gostava de ser chamado) há um bom par de anos. (A ele já fiz referência neste espaço a propósito de um outro assunto). O abade Ramiro era natural de Ferradal, da freguesia de Santa Maria de Fiães, no concelho de Santa Maria da Feira. Conheci-o já com avançada idade e dele tenho uma memória muito grata. Sempre com aquele sorriso de menino em corpo já gasto pelo anos, o abade Ramiro era muito popular junto da miudagem. Sempre com uma palavra afetuosa para todos, o abade Ramiro lá ia exercendo o seu sacerdócio. Fortes convicções eram as suas - e disso sou testemunha - num corpo frágil, quase de menino. Essa fortaleza de caráter fez dele um padre exorcista - algo que nem todos os sacerdotes são e de que ele não fazia nenhum alarde - o abade Ramiro, apesar da muita idade, sempre queria assumir as suas obrigações sacerdotais embora com cada vez mais - e duma forma bem visível - dificuldades. O dia primeiro em que o conheci foi um bálsamo para mim e nunca deixei de o sentir. Ficamos amigos. Ele passou até a ser visita de minha casa. Com uma extraordinária cultura que, por vezes, a coberto da sua timidez, parece que tinha medo de mostrar. Longas conversas tivemos sobre os mais variados temas. Era um homem de grande saber, dele tirei muitas lições que me foram (são) úteis na vida. Este livro tem apenas o interesse do reconhecimento dos seus paroquianos numa bela homenagem que lhe fizeram e para a qual tive o privilégio de ser convidado. O livro foi-me oferecido pelo próprio, devidamente autografado, com o amor e carinho que o abade Ramiro tão bem sabia exercer junto dos seus. Ao remexer nos meus papeis, este livro destacou-se, talvez para avivar a memória deste homem que já há muito nos deixou. Dele fica a recordação. Dum tempo. Dum homem. Dum exemplo. Aqui, não é o livro que me interessa trazer - que apenas interessará a alguns - mas, sobretudo, a homenagem à memória dum grande homem. Que estejas em paz, Abade Ramiro! "Tu es Sacerdos in Aeternum".

1 Comments:

At 1:48 PM, Blogger Nelson Ribeiro said...

Um grande Senhor. Recordo-o com saudade.

 

Post a Comment

<< Home