Turma Formadores Certform 66

Friday, April 14, 2017

Feliz Páscoa

Eis-nos chegados à Páscoa (Passagem), a festa maior do ritual cristão. Na crença cristã será a passagem duma forma de vida para outra superior. Crença arreigada à milénios que vai ocupando a nossa mente. Contudo, ela encerra um outro tipo de ritual, o lado sacrificial de animais. Dir-me-ão que não é só no Cristianismo que tal acontece. É verdade. Mas isso não significa que o não deixemos de condenar. Confesso que nestas festas fico sempre um pouco dividido entre a celebração e o sacrifício. Em tempos mais remotos, o sacrifício ritual era também de seres humanos, mas com o tempo, fomos amenizando essa prática substituindo-a só pela dos animais, seres sempre dependentes e sem direitos. E se esse lado sacrificial é para mim algo de terrífico. Na Páscoa ele assume uma forma bem mais aguda, porque se sacrifica talvez, o mais meigo dos seres, como é o caso do cordeiro. Parece que quanto mais fraco, ou brando na vida, nos expomos a ser trucidados pelos ritos. Isto é válido mesmo para os humanos que, quando pacíficos e brandos, são olhados como entidades menores. Este lado sacrifical sempre se assemelhou a algo de terrível, à bestialidade do ser humano no seu sádico intento, face à vítima inocente de tal desmando. As celebrações do nosso calendário deixam-me sempre com esta divisão entre o festejo e o sangue derramado de vítimas inocentes. Nunca consegui conciliar as duas. Nunca percebi como se podem sentar a uma mesa com um cadáver à frente para satisfazer a gula em alguns minutos. Como nunca entendi que o ser humano neste diálogo com o divino tenha que ter no meio o ceifar duma vida dum outro ser, tão digno de viver como eu ou vocês, ser que encerra em si, as alegrias e tristezas, tal como nós. Dúvidas que me apoquentam e para as quais não tenho resposta. Por isso, estas celebrações têm para mim apenas o lado espiritual, mas que se encerram aí mesmo, num modo onde a vida de outro ser sacrificado não tem lugar. Coisas que me entristecem há muito tempo. Coisas que me fazem pensar e refletir.  Se Páscoa é a passagem duma forma de vida para outra mais digna de ser vivida, porque não começamos por poupar a vida destes animais? Interrogações e mais interrogações, num manancial de incomodidades que vão preenchendo a minha existência. É com estas dúvidas sempre existenciais que vou caminhando para mais esta Páscoa. Boa Páscoa a todos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home