Turma Formadores Certform 66

Friday, October 27, 2017

Descanse em paz, Dr. Renato Arantes!

Fui agora surpreendido com a notícia do falecimento do meu amigo, Dr. Renato Arantes. Já aqui falei deste grande homem neste espaço. O Dr. Arantes era médico patologista no hospital central do Rio de Janeiro. Conheci-o à muitos anos em Genève, na Suíça. Fizemos amizade e com ele viajei por muitos continentes. O Dr. Arantes era um excelente conversador, homem de trato fácil, piada a preceito, mas com quem se podia ter uma conversa com a máxima elevação. Detentor de enorme cultura, sempre me senti privilegiado com a sua amizade. Era um dos grande admiradores da minha afilhada Inês. Nunca a conheceu pessoalmente, mas as fotos que lhe enviava corriam o prédio do Leblon onde vivia e de que era proprietário. O Dr. Renato Arantes, apesar de ser um homem detentor de fortuna considerável, nunca disso fazia alarde. Amigo sincero, tinha todos eles numa elevada consideração. Homem simples, homem do povo, a quem a sorte sorriu, nunca enjeitou a sua condição original. A quem lhe pedia ajuda nele tinha, seguramente, um bastião a que se apoiar. Apesar da sua elevada condição, nunca confundiu isso com a amizade. Mesmo nos tempos em que chegou a ser percetor dos filhos do antigo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Dr. Arantes nunca disso se serviu para cavalgar sobre ninguém. Ainda tive o privilégio de o receber em minha casa na sua última visita a Portugal, das muitas que fazia regularmente. A foto que publico foi tirada em minha casa com a minha mulher em agosto do já longínquo ano de 2008. Entretanto, apesar da saúde o ir traindo aqui e ali, sempre acalentou o desejo de voltar ao nosso país. Coisa que nunca mais fez. A dias de fazer 94 anos, o Dr. Arantes partiu, deixando a todos aqueles que, como eu, tiveram o privilégio de conviver com ele, uma enorme saudade. À sua esposa, restante família e aos seus muitos amigos nos quatro cantos do mundo, aqui quero deixar as minhas mais sinceras condolências. Descanse em paz, Dr. Renato Arantes!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home