Turma Formadores Certform 66

Sunday, October 07, 2018

Nicolau versus Rosita, aliás, Mariana

Confesso que estou um tanto ou quanto triste. Na passada quarta feira a Rosita, aliás, Mariana tentou atacar o Nicolau. (O Nicolau não gosta de gatos e julgo que estes também não gostam dele). Mas o Nicolau está à muito tempo habituado ao seu espaço sem intrusão de estranhos. Agora vê o seu espaço habitual quase que limitado invadido por estranhos. A Rosita, aliás, Mariana fugia sempre que via o Nicolau. Mas foi apercebendo-se de que ele é velho, já não corre muito, cai muitas vezes quando a tenta perseguir, e que vê cada vez menos. Então ela foi facilitando. Como o Nicolau está a ver mal tem que se aproximar bastante para detetar o que se passa, - apenas o faro parece estar a funcionar em pleno -, e vai daí a gata atacou-o diretamente aos olhos como é costume fazerem. Se eu não estava por perto talvez o tivesse cegado definitivamente. Tenho que admitir que fiquei triste. Tentamos distribuir o amor por ambos, tentamos que houvesse uma sã convivência dentro do possível, mas agora vejo que nada disso resulta. Cá em casa, nenhum animal é preterido. Nunca qualquer animal ou ave é afugentada porque pensamos que o Universo contempla todos sem exceção. Mas há regras e limites para tudo. A Rosita, aliás, Mariana foi tendo o seu espaço, a sua comida, um local abrigado onde dormir. Mas não deixa de ser estranho que os pretensos donos nunca a tenham procurado, nem sequer depois de saberem que ela está em minha casa. (Um animal seja lá qual for, que troca os seus donos por uma outra casa, é porque as coisas não correriam tão bem assim na sua casa habitual). Seja como for, agora estou perante um problema. Não consigo afugentar a gata - até porque gosto dela - mas por outro lado tenho o problema com o Nicolau que, de um dia para o outro, viu cerceada a sua mobilidade. O Nicolau é um cão velho e doente que precisa de tranquilidade no pouco tempo que lhe resta de vida. Quando ajudei a gata pensei que esta estava abandonada. Agora sei que tem dono mas, ao que parece, o dono acha que ela está bem e como tal não tem que fazer nada. Agora o dilema está instalado e não sei bem como sair dele. Mas que algo tem que ser feito, lá isso tem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home