Turma Formadores Certform 66

Friday, July 19, 2019

Ainda o artigo de Fátima Bonifácio

Têm-me questionado sobre o ter não feito ainda qualquer referência ao tão controverso artigo de Fátima Bonifácio e questionam a minha opinião. Pois bem, ela aqui vai. Não vim a terreiro à mais tempo para falar sobre este artigo assinado pela professora Fátima Bonifácio apenas e só porque não costumo perder tempo com inutilidades. Para quem muito opinou sobre o artigo, mas de Fátima Bonifácio nada conhece, pois deixem-me dizer-vos, que se trata duma historiadora com obra apreciável mas controversa. Admiro-a como inteletual, e compreendo que mesmo uma pessoa com este gabarito é passível de produzir um artigo racista e xenófobo bem perto de algum lixo que se vê por aí, assinado por pessoas que de intelecto nem devem saber bem o que isso é. Fátima Bonifácio foi infeliz no que disse e na maneira como disse. E por não pensar como a dita senhora não me coloquem a destempo nos antípodas porque as coisas não são assim tão básicas. (Aconselho a que ouçam o que ante ontem foi dito pelo Dr. António Lobo Xavier - um distinto membro do CDS/PP - sobre esta matéria e que subscrevo na totalidade produzidas no programa 'A Circulatura do Quadrado' na TVI 24). Penso que meter tudo num caldeirão e tratar tudo de igual maneira é redutor e surpreende-me que Fátima Bonifácio o tenha feito como fez, porque não se trata duma pessoa intelectualmente limitada sem grande instrução, bem pelo contrário, o que ainda agrava mais a situação. Quando o diretor do Público, em editorial, fez a 'mea culpa' dizendo que não deveria ter publicado o artigo, penso que já nada mais há a dizer. Foi um momento triste e infeliz para a historiadora e para o Público que é um jornal de referência. Sobre a minha opinião, já estão a ver qual é. Não me vou alargar mais porque, como disse logo no início, não perco tempo com inutilidades.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home