Turma Formadores Certform 66

Thursday, August 29, 2019

Em nome da compreensão

Desde que existe este espaço, (e já lá vão vários anos), ele se  celebrizou por ser um espaço de tolerância onde cabem todos, independentemente do sexo, cor de pele, religião e opção política. Nunca ninguém foi enjeitado com base em algum destes critérios. E se a isso, lhe juntarmos algum nível cultural e/ou a defesa dos animais então estaremos entre amigos. Apenas são dispensáveis aqui apelos ao ódio, seja ele político, racial, religioso ou de género e/ou a defensa de práticas 'desportivas' ou outras que sejam causa de sofrimento para os animais e/ou linguagem obscena que em nada ajuda a convivência entre pessoas de bem. E, infelizmente, não foi isso que se verificou hoje e lamento que seja assim. Até porque as pessoas já me conhecem à muito, convivem neste espaço à muito, são bem vindas à muito e conhecem bem as regras. Se alguém tem algum 'ajuste de contas' a fazer com quem quer que seja, pois será bom que o vão dirimir nos seus espaços próprios e não nos alheios. Inclusive chegou-se ao ponto de se eliminar alguns comentários, - alguns em que fui parte -, sem que para tal me tenham dito seja o que for. Isto é inconcebível. Se alguém se sentia menos confortável com os comentários na minha página, seria de boa educação que me contactasse e me dissesse para os apagar. Não sei quem o fez, e até quero não vir a saber. Foi feito e ponto. E isso é incorreto, assim dizem as regras da boa convivência entre as pessoas. Este espaço não é, nem será, um campo 'ad hoc' onde tudo é admitido e quando se trata de regras daquilo que considera a boa educação e a sã convivência, então aí sou implacável. Hoje passou-se assim e não gostaria que se voltasse a repetir. Se as pessoas não conseguem viver em harmonia e equilíbrio umas com as outras é problema de quem está nessa situação mas não pode vir utilizar espaços alheios para descarregar o seu mal estar. Lamento ter que vir falar disto, e não é a primeira vez que tenho de o fazer, mas parece que há pessoas que teimam em não o entender. Não gostei e não estou disposto a ser uma espécie de peão em disputas alheias. Gostaria de não voltar a este tema porque considero toda a gente e acho que é no diálogo franco, aberto e leal que vamos evoluindo, mesmo que tenhamos que conviver com ideias que não são as nossas. Ninguém é detentor da verdade. Todos temos sempre algo a aprender uns com os outros mesmo que achemos o contrário. Mas com serenidade, elevação e compreensão do outro. Muito obrigado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home