Turma Formadores Certform 66

Friday, October 11, 2019

Parabéns, Inês! Lá de bem longe... da Eternidade

Quero aqui homenagear este grande amigo já desaparecido que habitualmente me telefonava para dar os parabéns à minha afilhada Inês. Tratava-se do meu querido amigo Dr. Renato Arantes. O Dr. Arantes foi um grande médico patologista do Hospital Central do Rio de Janeiro. De origens humildes - dizia que era descendente de índio - o Dr. Renato foi subindo na vida com a ajuda da sua primeira mulher, (já falecida como ele também), e dum seu amigo judeu, que lhe desenhou a fortuna colossal que ele tinha. Conhece-mo-nos há muitos anos em Genève na Suíça. Depois disso, fizemos uma grande amizade. Passou a ser visita de minha casa sempre que vinha a Portugal e eram muitas as vezes. Com o casal Arantes, eu e minha mulher viajamos muito pelo mundo. Cruzamos os quatro cantos do planeta, sempre com a companhia agradável deste senhor. Homem dum grande humor muito fino, dum grande saber e duma enorme humildade, nunca renegou as suas origens. Percetor dos filhos do antigo presidente do Brasil, Getúlio Vargas, (que foi presidente de 1951 até 1954), nunca se deixou levar pela grandeza e ostentação. Sempre achou que a pobreza não era um crime. Muitas vezes, pela calada da noite, lá ia o Dr. Arantes pelas favelas que rodeiam o Rio para ajudar este ou aquele que lhe pedia ajuda. Hoje, lá onde estiver, na eternidade que abraça os homens bons, ele nesta altura deve estar a pensar na minha afilhada Inês. Vinham sempre antecipados os parabéns, mas não menos sentidos. Em nome dela lhe agradecia. Criança que apenas conhece por fotos que me pedia, o Dr. Arantes via nela a filha, ou a neta, que nunca teve, tal como eu, lá do Leblon, da bela baía de Copacabana não deixava de nos contactar... A Inês agradece. Um dia lhe direi quem foi este grande senhor e o que sentia por ela.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home