Turma Formadores Certform 66

Monday, April 06, 2020

Um artista rebelde e um quadro intenso

De regresso à arte que se pode ver por aí, proponho-vos hoje um dos mais famosos quadros de Caravaggio de título 'São Tomé'. Este é um dos quadros mais famosos de Michelangelo de Caravaggio graças à riqueza de detalhes contidos. A pintura retrata a incredulidade de São Tomé com a ressurreição de Cristo, tocando assim, com o dedo as suas feridas causadas pela cruz. Esta obra foi finalizada pelo artista em 1602. Michelangelo Merisi (ou Amerighi), conhecido como Caravaggio (1571 - 1610), foi um dos mais notados pintores italianos, atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. O seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico. Logo após a crucifixão, São Tomé toca as chagas de Cristo para verificar se são reais. A cabeça de Cristo e dos três apóstolos são o foco da composição. O momento é intenso. Os apóstolos olham para São Tomé que, com a testa profundamente sulcada, mergulha o seu dedo no flanco de Cristo. O drama deste chocante detalhe é intensificado pelo contraste gritante da luz e das sombras escuras (efeito conhecido como chiaroscuro); o fundo está ausente. Caravaggio tornou-se famoso pelo seu grande realismo e a sua recusa à idealização, abordagem revolucionária para a época. Com frequência utilizava tipos camponeses rudes como modelos para seus apóstolos, e diz-se até que pintou uma de suas Virgens a partir de uma prostituta afogada, retirada do rio Tibre. Apesar de sua reputação pessoal meio duvidosa, pois tinha atritos frequentes com as autoridades, para além de, ao que se diz, manter relações sexuais com os seus modelos masculinos e femininos, pode-se dizer que Caravaggio, sozinho, praticamente revolucionou a arte. Até hoje a sua pintura direta tem o poder de nos surpreender. Este quadro é duma intensidade enorme e relata a passagem da Bíblia referente ao Evangelho de São João no seu capítulo 20 e versículos 24-27. Este é um dos quadros mais copiados da História da Arte.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home