Turma Formadores Certform 66

Sunday, March 29, 2020

A arte na sua ligação bíblica

Pieter Bruegel, o Velho (c. 1525-1530 - 1569) foi o artista mais importante da pintura renascentista flamenga e brabantina, um pintor e gravurista da região de Brabante, conhecido por suas retratações de paisagens e cenas camponesas (a chamada pintura de género). Uma das obras que primerio se cruzou comigo foi a famosa 'Torre de Babel'. Esta obra retrata o capítulo 11 do livro do Génesis em que depois do dilúvio os homens construíram uma torre até ao céu, e que deixou Deus zangado, o que levou a que a destruísse e confundisse os homens com diferentes idiomas. Bruegel foi dos primeiros a retratar cenas bíblicas de que esta obra é um bom exemplo. A obra encontra-se no Museu de Arte em Viena, um edifício magnífico construído pelos Habsburgos para armazenar todas as obras de que dispunham. Lembro-me do sentimento de esmagamento face a tal edifício quando o visitei pela primeira vez, bem como, do sentimento de alguma confusão que senti quando vi este quadro. Sentimentos que nos marcam e nunca se esquecem. Tenho trazido nas últimas semanas quadros com que me cruzei e/ou me impressionaram sobremaneira. Tudo à boleia da série 'A Arte nos Museus' que a RTP2 transmitiu. Com o fim da série, não significa que não continue a trazer obras de arte que muito me marcaram. Será isso que continuarei a fazer com vista a criar o gosto pela arte junto de pessoas que talvez não estejam tão vocacionados para ela.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home