Turma Formadores Certform 66

Monday, July 13, 2020

A descoberta dum pintor num local improvável

Proponho-vos hoje um grande pintor francês, Renoir e um dos seus belos quadros, 'Retrato de Madame Henriot' de 1876. Cruzei-me com Renoir num local improvável - ou talvez não - mais concretamente em Paris, Montmartre. Foi lá que um dos muitos artistas de rua por lá proliferam me falou de Renoir e deste quadro quando me mostrou com orgulho uma réplica que dele tinha feito. Da maneira como falou e das explicações detalhadas que me deu sobre Renoir, - pintor que ele muito admirava - acicatou-me a curiosidade. Depois foi a descoberta deste grande pintor que aqui vos trago. Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) foi um pintor francês que iniciou o desenvolvimento do movimento impressionista. C.onhecido por celebrar a beleza e, especialmente, a sensualidade feminina, diz-se que Renoir é o último representante de uma tradição herdada diretamente de Rubens e terminando com Watteau. Ele foi pai do ator Pierre Renoir (1885–1952), do cineasta Jean Renoir (1894–1979) e do ceramista Claude Renoir (1901–1969). Foi avô do cineasta Claude Renoir (1913–1993). Reproduzo em anexo o quadro que me levou a cruzar-me com este grande artista francês.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home