Turma Formadores Certform 66

Saturday, July 04, 2020

Memórias boémias

Conheci a obra de Toulouse-Lautrec numa situação inesperada. Estava então em Paris e um amigo francês falou-me do pintor e da sua obra essencialmente boémia ligada ao célebre cabaret Moulin Rouge. Falou-me tanto dele que acabei por ir ao famoso local de diversão noturna com o meu amigo a servir de cicerone apontando para perspetivas do espaço ligados à obra do pintor. Nestes tempos modernos, o Moulin Rouge é bem diferente daquele outro do tempo do artista em pleno século XIX. Mas mesmo assim, o meu amigo vi-a ligações improváveis em tudo. No dia seguinte levou-me a uma exposição a ver uma parte da obra de Lautrec. Fiquei fascinado. Um dos primeiros quadros que me mostrou foi este que aqui trago, 'Baile no Moulin Rouge'. Depois foi a descoberta deste pintor boémio como muitos que passaram por Paris. Toulouse-Lautrec nasceu em 1864 e viria a falecer em 1901. A sua obra situa-se no pós-impressionismo. Conhecido por pintar a vida boémia de Paris do final do século XIX num registo impressionante quase todo ele ligado ao Moulin Rouge. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade das suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Ainda hoje se podem ver alguns dos cartazes que fez para o Moulin Rouge e que este ostenta no seu espaço. A ele se deve a fixação em tela da dança mais icónica que por lá se pode ver, falo do famoso 'Can-Can'. Em 1891, Toulouse-Lautrec fez seu primeiro cartaz que foi intitulado como 'Moulin Rouge – La Goulue' (Paris). Este poster ganhou fama crescente mesmo rejeitando a noção de alta arte, feita no meio tradicional de óleo sobre tela. 'La Goulue' tinha a ver com os artistas de cariz mais popular, muito próximo dos palhaços de hoje em dia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home