Turma Formadores Certform 66

Sunday, May 02, 2021

Carta aberta à minha afilhada Inês (no dia da sua comunhão)

Minha querida Inês,

 Este é um dia muito feliz para ti, mas também para mim embora, simultaneamente, seja também um dia triste. Mas deixa que te explique. É um dia feliz para ti porque é o dia da tua comunhão que tu tão ansiosamente esperaste depois de adiada fruto duma pandemia que por aí anda. E é-o também para mim porque te vejo a superar mais um obstáculo, a subir mais um degrau na escada do conhecimento que todos os dias vais construindo. Mas também é um dia triste porque não posso desfrutar da tua presença como queria e gostaria por razões que te são alheias. Tive o cuidado de na segunda feira passada, quando te fui buscar à escola, te explicar o porquê de tudo isto se passar assim. Como sabes, até equacionei a hipótese de não estar presente e que tu, com toda a candura, me foste dizendo que compreendias. Foi nessa altura que soube que já te tinham explicado a situação. Tudo muito infeliz e desagradável como constataste.

Nessa altura ainda não tinha percebido que me estava reservada uma agradável surpresa. E aqui deixa que fale no plural incluindo a Mamie que tanto te adora. É que fomos honrados com um convite para estar junto de ti em tão importante ocasião. Fruto desta pandemia que estamos todos a viver, a organização da comunhão impos um limite de pessoas para acompanhar cada criança, a saber, quatro por cada uma. E nós fomos convidados para estar contigo num gesto dos teus pais que muito nos honrou e que aqui queremos deixar o nosso profundo agradecimento. Já agora, fica aqui também um agradecimento ao teu irmão que abdicou de estar contigo para que os teus padrinhos o pudessem fazer.

Mas deixa voltar à pessoa do teu padrinho de novo. Depois do ato religioso irá haver um almoço de confraternização, agora também em formato limitado e reduzido, mais uma vez fruto da pandemia. Tinhas-me dito que gostavas que eu fosse ao almoço e nessa altura disse-te logo que não. Expliquei-te as razões que muito bem compreendeste e percebeste. Como te disse então, não estavam reunidas as condições para isso. Sabes que te adoro, sabes que és muito importante na minha vida, sabes que és a luz que ilumina o que resta da vida que me foi concedida, mas tudo isso não impede que não esteja presente no almoço conforme me tinhas pedido. Caso o fizesse, estaria a renegar a educação que os meus maiores, - com tanto sacrifício -, me deram e isso nunca o faria. Orgulho-me dessa educação que não permite espaço a quem não a tem. Isso, repito, não significa que goste menos de ti, bem pelo contrário, mas antes, que para além de ti há uma consciência que é incapaz de trair aqueles que tudo fizeram para me dar uma educação sólida. Isso nunca o farei. Sei que ainda és muito jovem e podes não perceber isto na sua plenitude, mas estou certo que mais tarde, - também com outra formação que irás adquirindo com o tempo -, seguramente compreenderás e apoiarás a decisão do teu padrinho. Decisão firme mas simultaneamente tão dolorosa porque sei o gosto que tinhas em que eu estivesse contigo também nesse momento. A vida é assim e temos que assumir  os nossos atos em toda a sua extensão.

Mas como te disse então, o importante no ato que hoje celebras é o lado religioso, que é único, (e que sabes o quão importante é para mim), e não tanto um almoço que, embora de confraternização, poderá ser replicado numa outra altura. No fundo o importante é que assim, todos estaremos contigo, sem que a falta de educação ganhe espaço para atropelar este lindo e único momento da tua vida.

Os teus padrinhos sempre aqui estarão ao teu lado para o que precisares. Sabes que podes contar com eles sempre até ao limite das suas possibilidades. Conheces o amor que te temos que começou num dia de Outubro há quase dez anos. Esse é um amor puro e sincero, aquele que vem do coração, do mais profundo do nosso ser. Este é aquele amor que não se renega. Este é aquele amor que, como te disse já por variegadas vezes, vai para além do infinito.

Sejam quais forem as condições, sabes que os teus padrinhos estarão sempre contigo, mas também temos a consciência que este amor nos é retribuído, coisa que fazes todos os dias.

Agora só me resta desejar em meu nome e no da Mamie, um dia feliz, tão feliz como felizes foram os momentos que hoje desfrutamos na tua companhia. Isso é que é o essencial e o importante. Tudo o resto não passa de espuma dos dias.

Que estejas feliz são os meus votos neste dia tão especial para ti, mas também para mim. E nunca olvides aquilo que venho dizendo ao longo do tempo, a saber, ‘que nunca te esqueças de ser feliz.’

 

Com muito amor do teu padrinho.

 

Pim

0 Comments:

Post a Comment

<< Home