Turma Formadores Certform 66

Saturday, August 31, 2024

Quando um homem beija os pés duma mulher

Há algum tempo atrás dei comigo na praia quando a minha atenção foi capturada para um jovem casal ali bem perto. Via-se que estavam muito apaixonados. Ela pediu-lhe para ele lhe aplicar creme protetor, coisa que ele de imediato fez. Foi-lhe percorrendo o corpo até ao pés. Quando os teve na mão depois de lhe aplicar o protetor, beijou-lhos. A princípio ela ficou surpreendida mas logo no seu semblante viu-se que gostou. Ele permaneceu calmo como se tudo não passasse dum ato natural. Ali á volta estavam mais pessoas que como eu tinham sido atraídos por este jovem casal e pela sua cumplicidade. Talvez todos pensassemos na juventude já passada e nas fantasias que então povoavam o nosso imaginário. Contudo, quando o jovem beijou os pés da mulher, vi rostos a fecharem-se desaprovando o gesto. Estas pessoas, apesar de já terem vivido alguns anos, parece que não perceberam que só um homem muito apaixonado é capaz de beijar os pés a uma mulher, namorada, amante, ou seja lá o que for. Um gesto de profunda paixão que não está ao alcance de todos. Sei-o por experiência própria porque também já o fiz. Sim, não tenho qualquer rebuço em afirmar aqui que já beijei os pés de mulheres que num estádio da minha vida me trouxeram a felicidade suprema. Acho até, e sei que com isto me arrisco a afetar mentes mais conservadoras, que todos os homens, pelo menos uma vez na vida, o deveriam fazer. Não só porque é um gesto supremo de amor, mas também o reconhecimento à mulher. Aquele ser donde todos somos oriundos. Aquela que nos trouxe nas suas entranhas até nos colocar no mundo. A mulher que é inicio da vida porque sem ela a Humanidade pura e simplesmente não existia. Se todos fossemos capazes em determinado momento de termos esta atitude suprema de amor mas também de humildade, talvez não exitisse no mundo tanta violência conjugal, tanta agressão, tanta violação, tanta humilhação como se vê por aí. Sei que o fenómeno não se encerra dentro das nossas fronteiras, mas até por isso, devíamos refletir sobre o tema, em vez de franzirmos o sobreolho, em vez de mostrar atitudes de reprovação. Esse jovem casal fez-me refletir. Não sei se eram casados, se namorados, amantes, e isso pouco me importa. Sei isso sim é que estavam profundamente apaixonados e não tiveram qualquer dificuldade em expor esse amor. E enquanto esta cena se desenrolava à minha frente, lá voltou à minha mente as palavras que já aqui trouxe muitas vezes, desse grande poeta francês, Louis Aragon, quando afirmou que 'la femme est l'avenir de l'homme'. Que palavras certas dum grande poeta e como elas se ajustam  ao momento que vivenciei. Cada um olhará para ele de diversa maneira, eu senti-o assim. Porque momentos destes elevam as pessoas a um nível de cumplicidade de que nem todos são capazes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home