Turma Formadores Certform 66

Tuesday, January 02, 2007

Lamego terra de História - 5



Olá meus amigos. Espero que tenham tido boas festas. Ano novo, vida nova, é habitual dizer-se. Apesar do aforismo popular, eu vou voltar a um tema que me é caro, e porque tenho ainda algumas fotos a partilhar convosco. Já adivinharam, estou a referir-me a Lamego. Essa terra bonita lá para o interior do nosso país que, tal como outras, ficam normalmente esquecidas das pessoas que vivem no litoral. Terra a descobrir quanto mais não seja através da lente a preto e branco, que lhe confere uma sobriedade e uma majestade que muitos não acreditariam que fosse possível. Espero contar com os comentários tão enriquecedores e tão profundos que nos tem acompanhado nos capítulos anteriores, procedentes do nosso colaborador mistério...

1 Comments:

At 11:04 AM, Blogger Formadores Certform 66 said...

Meu querido traste e amigos,

Sei que gostavas que eu falasse da sórdida história do actual museu, mas a quantidade de olhos que vadiam por esta blog pode achar menos próprio os meus comentários, por isso vou-me limitar à história.

O Museu de Lamego situa-se em pleno centro histórico da cidade de Lamego e está instalado no antigo Paço Episcopal, mandado reconstruir por D. Manuel de Vasconcelos Pereira, Bispo de Lamego. O edifício atrai pela sua singela fachada, bem ao sabor do barroco provincial, pouco dado às efusões plásticas então em voga, mas não abdicando de uma equilibrada grandiosidade, compatível com a dignidade eclesial do seu inquilino. O portal setecentista, de uma elegância contida, ostenta no topo o brasão do seu reconstrutor, ladeado por um corpo de janelas sobriamente decoradas, que se prolongam, superiormente, nas varandas com, balaústres, ao gosto da época. D. Francisco José Ribeiro de Vieira e Brito, Bispo de Lamego entre 1901 e 1922, aqui pretendeu instalar um Museu de Arte Sacra, mas a Revolução de 1910 obrigou à suspensão dos trabalhos. No ano seguinte, a Câmara Municipal de Lamego decidia a criação de um Museu Artístico, a partir do espólio recolhido por este Prelado, o que só veio efectivamente a acontecer em 5 de Abril de 1917, por publicação em Diário do Governo, com a denominação de Museu de obras de Arte, Arqueologia e Numismática, ainda com a instalação provisória no ex-Paço Episcopal.

Com saudades
Miau Miau

 

Post a Comment

<< Home