Turma Formadores Certform 66

Monday, December 08, 2014

Rede ferroviária - "Portugal vai transformar-se numa ilha isolada da Europa"

Lembram-se da estratégia do governo do tão acossado Sócrates - uma espécie de proscrito de quem ninguém quer falar - e da sua visão estratégica para as rodovias? Este governo ultraliberal quis negar uma evidência. abandonou o projeto, até abandonando o seu financiamento já aprovado pela União Europeia. Daí ao retrocesso foi um instante. convido-vos a ler um artigo publicado ontem no JN sobre o tema - Rede ferroviária -  "Portugal vai transformar-se numa ilha isolada da Europa".

"Numa altura em que Espanha está a modernizar a sua rede ferroviária, Portugal está a ficar para trás e a isolar-se da Europa por não seguir os passos de ‘nuestros hermanos’. Segundo o Jornal de Notícias, só Portugal funcionará em bitola ibérica, o que ditará o seu isolamento. No ano passado, Espanha desativou cerca de meia centena de linhas da rede ferroviária que funcionavam em bitola ibérica (entenda-se largura da via férrea). Portugal não lhe seguiu os passos, o que obrigará os transportes de passageiros e mercadorias a efetuar transbordo à chegada à fronteira. O processo, que além de ser dispendioso é desconfortável, vai levar a que o país fique isolado do resto da Europa e que não acompanhe a globalização, que pede um tráfego de pessoas e mercadorias mais rápido, ecológico e económico. “É prioritário o corredor Lisboa-Poceirão-Évora-Elvas-Badajoz-Madrid e até já tivemos financiamento comunitário, que perdemos quando o Governo desistiu da obra, que não foi desenvolvida por causa dos interesses na construção do novo aeroporto de Lisboa”, lamentou, em declarações ao Jornal de Notícias, o professor de Transportes e Vias de Comunicação Paulino Pereira. “Portugal vai transformar-se numa ilha isolada na Europa e os nossos filhos vão herdar um país estragado”, alertou."

Pois é verdade, quem diria! Afinal parece que o tal Sócrates - proscrito dos tablóides - parece que tinha razão. O tempo acaba sempre por fazer justiça, mesmo quando esta tem um visão diversa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home