Turma Formadores Certform 66

Friday, August 25, 2017

Apenas por desabafo!...

Como é do conhecimento de muitos, dedico-me ao apoio a animais de rua vai para mais de duas décadas. (Só um desses grupos conta com o meu apoio vai para mais de década e meia). Nunca utilizei as redes sociais para o evento. Apenas uma vez, já lá vão cerca de seis anos, porque uma só matilha tinha mais de trinta cachorros, fruto de muitas ninhadas simultâneas de várias das cadelas então existentes. Face à minha impotência perante a situação, amigos aconselharam-me a utilizar as redes sociais para o efeito. Iludido perante aquilo que me diziam assim o fiz. Embora a medo e, com certeza, com muita inabilidade. (Embora tivesse conta há já algum tempo em várias plataformas, delas não fazia uso e nem sabia bem como delas fazer uso). Fosse como fosse, cedo percebi que as coisas não eram tão simples como me diziam. Depois de muitas e variadas tentativas, foram aparecendo alguns 'defensores' que utilizam as redes sociais para sua promoção pessoal, e que tão depressa vinham como logo desapareciam sem deixar rasto. 'Treinadores de bancada' esses sim, havia-os aos molhos! Até que um veio e se fixou desde essa altura. O Bruno respondeu ao meu apelo, logo me forneceu o seu contato e mostrou a disponibilidade para ajudar. Pensei que era mais um que vinha para logo se ir, mas não. O Bruno ficou todos estes anos. Logo com os seus amigos construíu abrigos para eles e para a comida, - embora os cachorros nunca os utilizassem -, mas a disponibilidade aí estava porque esta tarefa não poderia ser levada em frente só por uma pessoa. Tentou-se minimizar as situações. O alimento aparecia - esse nunca faltou mesmo comigo só no terreno - mas outras situações foram acontecendo. Alguns foram adotados, outros morreram, outros simplesmente desapareceram. Mas a situação começou a ficar mais controlada. As cadelas foram esterilizadas e, pelo menos, as ninhadas foram acabando. Mas durante anos, apenas o Bruno e eu permanecemos e continuamos. Justiça lhe seja feita. Mais recentemente, cerca de um ano, a Paula juntou-se a nós e, desde aí, - como já por diversas vezes aqui afirmei -, foi visível o toque feminino que melhorou bastante a situação mesmo e, sobretudo, a nível de higiene, porque é uma pessoa muito empenhada e que por lá passa diariamente. (Aqui também cumpre nomear uma senhora duma das empresas do local que sempre apoiou dentro do que lhe era possível esta situação). Assim, sempre me sinto dividido quando aqui chego porque se as redes sociais me trouxeram apoio também me têm trazido aos amargos de boca. Mas, e até por isso, nunca mais divulguei situações nas redes sociais, coisa que até hoje cumpri, face aos outros grupos que apoio e de que ninguém tem conhecimento nesses espaços. Mas uma coisa tem sido recorrente. É que de tempos a tempos - talvez seja uma atividade sazonal - aparecem alguns 'defensores' que nunca ninguém viu durante todos estes anos, com os seus doutos comentários e as estratégias as mais diversas. Não que isso me incomode porque já há muito que vejo como tudo isso se desenrola e tal só deveria incomodar quem dessas atitudes faz expediente. Sei desde à muito que a causa animal tem muitas vertentes e nem todas são as mais nobres. Mas isso fica para quem assim o entende porque por mim, continuarei a apoiar os animais de rua com as armas que posso ter ao dispor bem longe dos holofotes que parecem inebriar alguns mas que em nada acrescentam ao bem estar dos animais e eu, felizmente, delas não preciso. Cada um faz o que pode e como pode. Sei que em frente a um ecrã de computador é bem mais fácil do que andar de noite ou de madrugada, ao frio e à chuva a ajudar quem precisa. Mas cada um faz as suas opções e eu, à muito tempo, já fiz as minhas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home