Turma Formadores Certform 66

Friday, November 30, 2018

Força, PAN!...

Têm-me questionado sobre as muitas publicações que tenho feito em torno do Partido das Pessoas, Animais e Natureza (PAN) especialmente as que têm a ver com o Orçamento de Estado 2019 (OE). A resposta é simples para não dizer óbvia. Primeiro, que como economista, o OE é uma peça importante para mim e que vai ocupar a minha atividade ao longo dos próximos meses. Depois porque, face ao que tenho visto dos outros partidos, parece ser o PAN aquele que melhor defende aquilo em que acredito. Porque vejo o PAN a apresentar propostas que os partidos ditos tradicionais não apresentam e até vejo muita incoerência em alguns partidos que, sendo conhecidos pelo seu rigor ideológico, logo emparceiram nos lobbies estabelecidos. Veja-se o caso do PCP que apoiou a descida do IVA para as touradas, as mesmas que antes do 25 de abril de 1974, considerava de reacionárias. 'Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades' dizia o poeta, mas como não pretendo sê-lo, continuo a defender a não tortura dos animais. Mas não pensem que tal é só do PCP porque os outros - CDS, PSD, PS e até o BE, aqui e ali, lá vão satisfazendo clientelas mesmo que para tal tenham que sacrificar a ideologia. Assim sendo, parece que todos temos que refletir sobre o que o futuro nos reserva. Em democracia pode-se sempre 'corrigir o tiro', (para usar o jargão popular), e votar no(s) partido(s) que defendem o bem estar e a vida de todos, - mas mesmo todos -, e não só do ser dito humano. Porque não podemos dizer que somos defensores dos animais e da natureza e depois confiar o nosso voto a partidos que os desprezam e condenam ou, pelos menos, fazem vista grossa. É preciso que saibamos de que lado da barreira queremos estar, e não sacrificar as nossas ideias a forças tradicionais que nos vão continuar a dar mais do mesmo, e depois sentir-mo-nos ofendidos nestes espaços como se não tivéssemos também contribuído para isso. A minha posição é clara, a minha decisão é conhecida. Sou pela vida, seja ela a das pessoas, a dos animais ou a da natureza. Não pretendo condicionar ou influenciar ninguém, apenas peço que pensem e reflitam. Ainda à tempo para isso. E que não nos deixemos condicionar por atitudes terceiras que lamentaremos depois.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home