Turma Formadores Certform 66

Wednesday, September 09, 2020

Homenagem ao Dr. Frederico de Bívar

Cumpre-se hoje um bom par de anos - não me recordo quantos (penso que não estarei errado de disser que já lá vão 15 anos) embora isso aqui não seja o mais importante - que desapareceu um homem por quem tive sempre muita estima e dedicação. Trata-se do Dr. Frederico de Bívar, um colega de profissão que exercia o cargo de Revisor Oficial de Contas no Grupo Vista Alegre. Privei com ele amiúde. Sempre lhe reconheci o talento de solidariedade e ajuda aos jovens (como eu era então) que estavam a chegar ao Grupo VA. (Ele com a sua idade já avançada e com o acumular de muitas experiências). No incentivo, na ajuda, no explicar os meandros de um grupo onde - como em tantos outros - não é fácil sobreviver. A ele muito devo. A ele muito agradeço. Com os anos fomos cimentando uma amizade que levou a que ele me desse a honra de me convidar para a sua casa em Lisboa. Já o tinha feito a quando da sua estadia no Luso onde ele e a sua esposa - também já falecida - iam retemperar forças. Ainda me recordo duma dessas vezes em que ele me apresentou o General António de Spínola (ex-presidente da República) de quem ele tinha alguma proximidade. Essa amizade teve contornos interessantes. Um dia, o Dr Frederico de Bívar disse-me que, como não tinha filhos, queria deixar alguma coisa aos sobrinhos e que o ia fazer em vida para que não houvessem desavenças futuras. (Que proféticas foram essas palavras face ao que o futuro viria a revelar). Assim, encomendou à VA um serviço de jantar completo com o brasão da família. (Cumpre aqui dizer que ele era duma família monárquica brasonada de Évora. Família conhecida e com forte ligação ao poder em Portugal ao longo dos tempos). E, sem que de tal me informasse, deu-me a honra de me oferecer um chávena com o brasão da família e com uma nota explicativa do mesmo, afirmando que, embora não fosse da família, me considerava demais ao ponto de tal oferta. Sensibilizou-me o gesto. Guardo esse presente valioso comigo, como penhor duma amizade sincera e profunda. Mais tarde, vim a convidá-lo a ele e ao seu escritório para colaborar comigo num outro projeto já depois de ter deixado o Grupo VA. Sempre com o seu profissionalismo, o seu aconselhamento, dele guardo a recordação dum homem a quem devo muito, por tudo aquilo que representou no lançamento da minha carreira profissional vai para muitos anos. Não importa saber à quantos anos nos deixou, - e já foram muitos - o que importa é o reconhecimento, a memória, a homenagem a um homem bom. Aqui fica um obrigado sincero e reconhecido. Lá onde estiver que esteja em paz!

José Ferreira


0 Comments:

Post a Comment

<< Home