Turma Formadores Certform 66

Tuesday, August 24, 2021

Sete anos já passaram

Cumprem-se hoje sete anos que perdi a minha cadela Tuxa. Para quem segue estas memórias, direi que a Tuxa foi a mãe adotiva do Nicolau. Foi abandonada ainda jovem à porta do prédio onde então vivia na Maia. Um jovem deixou-a ficar depois de andar ali bastante tempo com ela  para cima e para baixo. Via-se que não se queria afastar dela mas certamente estava a fazê-lo por talvez alguma imposição. Por lá andou dois meses. Via todos os dias, mas já tinha uma outra cadela grande em casa também abandonada a minha porta. Ter animais em prédios não é fácil embora eu tivesse um grande terraço para eles brincarem. Mas a vizinhança não gostava. Um belo dia, sábado depois de almoço fui dar uma volta e ela logo apareceu. Estava habituada a que lhe desse comida e água. Tinha um lenço comigo e deitei-lho ao pescoço e ela logo me seguiu feliz e contente. Veio para casa e era visível a sua alegria. Estava habituada a viver em casa sem sombra de dúvidas. A Bebé, que era a outra cadela que recolhi, logo a aceitou. Era muito meiga. A Tuxa era mais rebelde e como ainda era muito jovem era também irrequieta. Quando a Bebé morreu já ela era mais crescida mas continuava com o seu ar rebelde. Comia muito e duma forma que parecia que estava cheia de fome, coisa que sempre fez até à sua morte. Depois veio o Nicolau. Ainda bebé e muito turculento logo foi adotado pela Tuxa. Ela era uma mãe extremosa sempre atenta. Ele dormia junto dela. Ela ensinou-lhe tudo. Ele era rebelde e por vezes ela tinha que se impor. Mudamos para a moradia onde habito atualmente e então passaram a ocupar um espaço bem maior. Mas a velhice foi chegando e a doença também. Teve um cancro que lhe afetou uma vista ainda sofreu vários anos com isso até que me deixou faz hoje sete anos. Era uma tarde de sábado e a Tuxa desceu as escadas sozinha, coisa que já não fazia à muito, e veio deitar-se no jardim num sítio que era o seu predileto. Estava muito quente. Abri um guarda-sol para lhe dar alguma frescura e ali fiquei junto dela. Ainda por lá ficou algumas horas. Depois mostrou sinais de ter sede. Fui buscar-lhe água, ajudei-a a erguer-se um pouco e ela bebeu sofregamente. Alguns segundos depois morria. Foi uma companheira de muitos anos. Forte e temperamental era, juntamente com o Nicolau, os guardiões da casa. Sete anos volvidos hoje é o dia de homenagear a sua memória. Que estejas em paz, Tuxa!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home