Turma Formadores Certform 66

Thursday, November 18, 2021

O que é a amizade?

O que é a amizade? Parece uma pergunta redundante e de fácil resposta. Amigos com A maiúsculo existem poucos. Diz o jargão popular que 'os amigos se conhecem quando estamos nos hospitais ou na prisão'. Tudo isto por uma grande Amiga minha - o A maiúsculo é para ser assim - que neste momento está a passar por um momento difícil. Traída pela doença que a vem apoquentando e sentindo-se só, abandonada pelos muitos 'amigos' - as aspas não são por acaso - que pensava ter. Mulher muito sociável e de riso franco, aberto e leal, sempre achou que tinha muitos amigos e que estes nunca lhe falhariam em momento de provação. Como estava errada. Hoje olha para trás e vê-se quase sozinha apenas com aquele apoio de circunstância (e mesmo esse escasseia) sem sentir que alguém está a seu lado. Sofre no seu silêncio, no seu retiro, junto dos seus, porque para além deles é o deserto que se abre vazio e escaldante. Só quando passamos por isso é que temos a verdadeira dimensão do que tal implica. Enquanto escrevo estas palavras vem-me à memória uma frase dum colega de profissão e amigo pessoal espanhol que estudou muitos anos comigo. Dizia ele que 'na vida pensamos que temos muitos amigos e afinal o que temos são muitos conhecidos'. E como ele tinha razão. São poucos os que ficam, os que resistem, quando o furor dum sorriso, duma atitude, dum olhar, se esvai e é substituído pela doença, para fraqueza, pela incerteza. Trago este desabafo porque acho que é devido. Esta minha Amiga está a passar um momento menos bom que, estou certo, superará rapidamente. Mas antes da luz, está a viver a escuridão. Antes da alegria está a vivenciar a tristeza. Antes da saúde experiencia a doença. Mas também sei que muitas vezes para abraçar as delícias do céu temos que passar pela purificação do purgatório. Não preciso de falar do seu nome. Quem me segue sabe de quem falo. Ela sabe que pode contar comigo em todas as circunstâncias. Como lhe digo sempre, ela não estará só. Nunca esteve, não está e nunca estará só, enquanto eu por cá andar. Posso ser o único. Posso ser um dos poucos. Mas ela sabe que sou resiliente. Serei a parede em que se poderá apoiar quando disso necessitar e se assim o quiser. Pode ser pouco, mas é tudo o que tenho. Eu estou aqui. Eu estarei sempre aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home