Turma Formadores Certform 66

Wednesday, January 10, 2007

História de Lamego - 7



Olá amigos, parece que o(a) nosso(a) colaborador(a) se intimidou. A jeito de provocação vou por mais umas fotos, a ver se temos alguma reacção.
E nós que ficamos sem saber a tal estória do Museu de Lamego... Mas como a esperança é a última a morrer, talvez tenhamos desenvolvimentos no futuro. Para já, continuamos a rever esta linda cidade, na tonalidade a preto e branco, tal como uma mulher envergonhada se esconde por trás dum véu. Desfrutem que vale a pena. E já agora, porque não colocarem fotos das vossas cidades, seria interessante.

1 Comments:

At 2:25 PM, Blogger Formadores Certform 66 said...

As festividades da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego são, de facto, a maior romaria de Portugal. Para população, romeiros e, naturalmente, comerciantes, é um dos momentos do ano mais esperados.
A procissão marca o dia grande e é, precisamente, nesse dia que muitos milhares de pessoas se acotovelam - literalmente -, para assistirem à grandiosa parada religiosa.
Muitas famílias choram de alegria ao verem passar os seus pequeninos, com fatos brancos, azuis ou cor de rosa, e asas brancas, seguindo alinhados atrás dos grandiosos andores, com ar angelical.

Uma das particularidades da procissão religiosa prende-se com o facto de a imagem da Nossa Senhora ser transportada num carro de bois. Uma situação única no país, mas que teve de ter autorização especial da Santa Sé.

se quiserem visitar a nossa cidade numa ocasião como esta sugiro:
tente marcar alojamento com antecedência. Em segundo, se quer assistir aos festejos de perto, almoce cedo e marque lugar num local estratégico (isto, se não teve a sorte de ter conseguido alojamento numa das artérias onde passa a procissão).
O terceiro vai directamente para as senhoras. Se bem que elegante e ficar bem em qualquer ocasião, esqueça o sapato de tacão alto.
Escolha, antes, um calçado baixo, de preferência, com sola de borracha, que é, geralmente, mais cómodo.

Há ainda a sublinhar a marcha luminosa, a batalha de flores, a procissão e as sessões de fogo-de-artifício, além de vários espectáculos musicais, actividades desportivas, exposições de pintura, uma concentração motard, festivais de folclore e muita animação de rua.

Qualquer dia quero ver-te aqui, para verificar-mos juntos algumas das história sórdidas das antigas casas senhoriais.

Com muitas saudades
Miau, Miau

 

Post a Comment

<< Home